O intervalo QT é o único preditor de Torsades?

Estudo investigou a hipótese de que a história de torsades pode ser melhor identificada usando a morfologia da onda T em comparação com o intervalo QT.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Um estudo da Clinical Pharmacology & Therapeutics investigou a hipótese de que a história de torsades de pointes pode ser melhor identificada usando a morfologia da onda T em comparação com o intervalo QT corrigido (QTc) no baseline.

Para isso, pesquisadores compararam parâmetros eletrocardiográficos em 36 pacientes com fibrilação atrial paroxística que tiveram ou não história de torsades (idade média = 60 anos). O exame foi realizado antes e após uma infusão de sotalol, que provoca repolarização anormal e serve como teste de esforço de condução cardíaca.

No baseline, não houve diferença significativa no QTc entre os grupos (com história de torsades: QTc = 446 ± 9 ms; sem história de torsades: QTc = 431 ± 9 ms). Em contraste, o escore de morfologia da onda T foi significativamente diferente entre os grupos (com torsades: 1,07 ± 0,095; sem torsades = 0,74 ± 0,07).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que tanto o intervalo QT quanto a morfologia da onda T podem ser usados para predizer torsades após infusão de sotalol, mas somente a morfologia da onda T atingiu significância estatística no baseline. Uma combinação das duas medidas proporcionou uma diferença significativamente maior entre os grupos que o QTc sozinho.

Leia também: ‘Arritmias Ventriculares – AHA/ACC publicam nova diretriz; veja os keypoints’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Bhuiyan TA et al. A history of drug-induced torsades de pointes is associated with T-wave morphological abnormalities. Clin Pharmacol Ther 2017 Sep 22 | http://dx.doi.org/10.1002/cpt.886

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags