O que o ODS 6 tem a ver com hepatites virais?

O saneamento básico está muito ligado à infecção por hepatite A e outras gravidades. Conheça como a ODS 6 é importante para garantir a saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o saneamento corresponde ao gerenciamento ou controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem-estar físico, mental e/ou social. Corroborando com a definição da OMS, além de leis estabelecidas pelos governos de cada país, como a Lei n° 11.445/07, existem propostas das Nações Unidas, como o ODS 6, que visam assegurar o acesso a serviços de saneamento básico pela população.

O acesso aos serviços de saneamento básico está diretamente relacionado à qualidade da saúde da população, de modo que a ausência ou o acesso limitado a esses serviços pode desencadear doenças como dengue, febre tifoide, diarreias, hepatites e outras.

Leia também: Hepatite A: diagnóstico, transmissão e prevenção

Hepatites virais quando suspender análogos de nucleosídeos no tratamento da hepatite B crônica

Hepatite e saneamento

Também conhecida como “hepatite infecciosa”, a hepatite A é uma doença causada pelo vírus A da hepatite (HAV) e uma das doenças desencadeadas pela falta de saneamento básico. Caracterizada por uma inflamação nas células do fígado, a hepatite A geralmente apresenta caráter benigno, de modo que o paciente elimina o vírus do organismo após o desenvolvimento da doença.

As complicações são raras, porém, demandam atenção devido à sua gravidade. A hepatite A pode evoluir para insuficiência hepática aguda, isto é, a perda repentina do funcionamento do fígado, podendo ser necessário o transplante do órgão. Ainda, segundo o Ministério da Saúde, a forma fulminante da doença apresenta letalidade elevada (40% a 80% dos casos).  

Diferentemente dos demais tipos de hepatites, a principal forma de transmissão da hepatite A é fecal-oral, ou seja, através do contato de fezes com a boca ou por meio de alimentos e/ou água contaminada. Para evitar a contaminação e a disseminação da doença, é importante se atentar a algumas medidas profiláticas – como higienizar frequentemente as mãos, evitar alimentos crus e beber somente água potável — e, também, ao saneamento básico.  

O controle da disseminação da hepatite A é um interesse da saúde pública dos países. Contudo, segundo a OMS, ainda é necessário um grande investimento por parte das nações de modo a erradicar a doença (cerca de US$ 58,7 bilhões, que poderia reduzir novas infecções em 90% e mortes em 65%). Entre as medidas adotadas pelas nações para melhorar o acesso e as condições de saneamento básico pela população e, consequentemente, contribuir para a erradicação da hepatite A, está o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6).  

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015 e trata de “água e saneamento básico para todos”. As Nações Unidas, através do ODS 6, estabelecem 8 metas a serem cumpridas até 2030 pelos países membros. Entre essas metas estão: alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos; alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto; melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos; proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, entre outras.

O controle e a prevenção da hepatite A depende de uma ação conjunta entre a população, os profissionais de saúde e as instâncias governamentais. A adoção de propostas como o ODS 6 contribui para a melhoria das condições de saneamento básico e, consequentemente, auxilia na redução de doenças como a hepatite A. 

*Este conteúdo é uma parceria com o Instituto Health Lake, um projeto voluntário e sem fins lucrativos que garante a acessibilidade, segurança e integridade das informações, para maior visibilidade aos dados relacionados a saúde, tecnologia e afins. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades