Página Principal > Endocrinologia > O que o sono tem a ver com a diabetes gestacional?
perda gestacional

O que o sono tem a ver com a diabetes gestacional?

Diversos estudos já demonstraram que pouco tempo de sono afeta o metabolismo da glicose. Segundo um novo estudo da revista Sleep, a má qualidade de sono ou uma quantidade insuficiente durante a gestação pode aumentar o risco de desenvolver diabetes gestacional.

Para investigar a influência da qualidade e duração do sono materno sobre o risco de diabetes gestacional, pesquisadores analisaram 686 grávidas asiáticas, entre a 26ª e 28ª semana de gestação.

A qualidade e duração do sono auto-relatadas foram avaliadas usando questionário de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI). Diabetes foi diagnosticado com base em um teste oral de tolerância à glicose de 75g, administrado após um jejum durante a noite.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Entre as participantes, 296 mulheres (43,1%) apresentaram má qualidade de sono (PSQI > 5) e 77 mulheres (11,2%) curta duração (<6 h); 131 mulheres (19,1%) foram diagnosticadas com diabetes.

A má qualidade e duração do sono foram associadas independentemente com risco aumentado de diabetes:

  • Má qualidade: OR ajustado = 1,75, IC 95%: 1,11 a 2,76
  • Sono de curta duração: OR ajustado = 1,96, IC 95%: 1,05 a 3,66

Durante a gestação, a população estudada de mulheres asiáticas com má qualidade de sono ou curta duração exibiram regulação anormal da glicose. Tratar os problemas do sono e melhorar o comportamento durante a gravidez pode, potencialmente, reduzir o risco e o peso do diabetes.

Referências:

  • Cai S, Tan S, Gluckman PD, et al. Sleep quality and nocturnal sleep duration in pregnancy and risk of gestational diabetes mellitus [published online December 9, 2016]. Sleep. doi: 10.1093/sleep/zsw058

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.