O que perguntar ao paciente para definir melhor tratamento para imunodeficiência

Para o tratamento de pacientes com imunodeficiência primária, médicos devem pedir informações sobre rotinas diárias e relacionamentos.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Para o tratamento de pacientes com imunodeficiência primária, médicos devem pedir informações sobre rotinas diárias e relacionamentos. Esses dados podem ajudar a determinar qual tipo de terapia – intravenosa ou subcutânea – para reposição de imunoglobulina é a mais indicada.

500x120

No último simpósio do sociedade européia de imunodeficiência, realizado em setembro de 2016, médicos discutiram a abordagem e os benefícios para o paciente. Foram apresentados cases de sucesso de hospitais da Europa.

Idealmente, os médicos devem informar as opções de diagnóstico e tratamento ao paciente, antes de recomendar qualquer tipo de terapia. Em seguida, recomenda-se verificar se o paciente compreende as opções de tratamento e separar um momento para responder todas as dúvidas.

Durante a consulta, algumas decisões sobre o tratamento serão ditadas pela condição do paciente, como o risco de coagulação ou reações adversas, mas outras vão depender do o paciente está disposto a aceitar. É importante ouvir o que realmente afeta cada um.

Pergunte também sobre as horas de trabalho, atividades escolares, relacionamentos e o ambiente doméstico. Em um caso relatado no simpósio, um paciente culpou a esposa porque a canulação falhou, o que levou a interrupção do tratamento e quase ao divórcio.

O médico tem tempo para isso?

A maior parte dos pode não ter tempo para pedir tantas informações em uma consulta de 20 minutos. Uma solução apresentada no simpósio é treinar uma equipe de enfermeiros para conduzir as entrevistas e repassar as informações.

As preferências de tratamento mudam continuamente como as circunstâncias da vida. Por isso, é importante conversar com o paciente em todas as oportunidades.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER3

Referências:

  • European Society for Immunodeficiencies (ESID) 2016 Biennial Meeting. Presented September 22, 2016.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão