O tipo de atividade física praticado influencia a sobrevida?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em um artigo recente, abordamos a relação entre atividade física, sedentarismo e mortalidade global. Esmiuçando um pouco mais o tema, foi publicado recentemente um artigo sobre a relação entre o tipo de esporte e sobrevida. A grande pergunta é: o benefício vem de um genérico “praticar esporte” e “ser ativo” ou será que o tipo de atividade influencia no grau de benefício?

500x120-usuarios

Um estudo publicado em 2015 realizou uma revisão sistemática sobre as evidências disponíveis do impacto de cada esporte sobre a saúde. De 26 esportes avaliados, em cinco foram encontradas evidências concretas dos benefícios para a saúde: corrida, futebol, ciclismo, natação e ginástica.

Esse ano foi publicado um novo estudo, conduzido na Inglaterra e Escócia, no qual pessoas foram avaliadas por meio de questionários sobre a atividade física nas últimas quatro semanas antes da entrevista e depois acompanhados para avaliar mortalidade.

Os autores observaram que, após o devido ajuste estatístico de variáveis de confundimento (a tal análise multivariada), os seguintes esportes foram associados com menor risco de morte:

  • esporte de raquete (tênis, squash e/ou badminton)
  • natação
  • ciclismo
  • e esportes “aeróbicos” (definidos como aula de aeróbica, ginástica e/ou dança).

Corrida e futebol (tradicional ou rugby), surpreendentemente, não obtiveram significância estatística. Contudo, os autores ressaltam que a taxa de mortalidade foi muito pequena nos praticantes de futebol e corrida e, por isso, pode ter ocorrido o chamado erro tipo II, um “falso-negativo”: o estudo não teve poder estatístico suficiente para mostrar a diferença entre quem praticou corrida/futebol e os sedentários.

Autor:

ronaldo

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER5

Referências:

  • https://www.jwatch.org/fw112296/2016/11/30/swimming-racquet-sports-and-aerobics-tied-better-survival?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar