O tipo de atividade física praticado influencia a sobrevida?

A grande pergunta é: o benefício vem de um genérico “praticar esporte” e “ser ativo” ou será que o tipo de atividade influencia no grau de benefício?

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Em um artigo recente, abordamos a relação entre atividade física, sedentarismo e mortalidade global. Esmiuçando um pouco mais o tema, foi publicado recentemente um artigo sobre a relação entre o tipo de esporte e sobrevida. A grande pergunta é: o benefício vem de um genérico “praticar esporte” e “ser ativo” ou será que o tipo de atividade influencia no grau de benefício?

500x120-usuarios

Um estudo publicado em 2015 realizou uma revisão sistemática sobre as evidências disponíveis do impacto de cada esporte sobre a saúde. De 26 esportes avaliados, em cinco foram encontradas evidências concretas dos benefícios para a saúde: corrida, futebol, ciclismo, natação e ginástica.

Esse ano foi publicado um novo estudo, conduzido na Inglaterra e Escócia, no qual pessoas foram avaliadas por meio de questionários sobre a atividade física nas últimas quatro semanas antes da entrevista e depois acompanhados para avaliar mortalidade.

Os autores observaram que, após o devido ajuste estatístico de variáveis de confundimento (a tal análise multivariada), os seguintes esportes foram associados com menor risco de morte:

  • esporte de raquete (tênis, squash e/ou badminton)
  • natação
  • ciclismo
  • e esportes “aeróbicos” (definidos como aula de aeróbica, ginástica e/ou dança).

Corrida e futebol (tradicional ou rugby), surpreendentemente, não obtiveram significância estatística. Contudo, os autores ressaltam que a taxa de mortalidade foi muito pequena nos praticantes de futebol e corrida e, por isso, pode ter ocorrido o chamado erro tipo II, um “falso-negativo”: o estudo não teve poder estatístico suficiente para mostrar a diferença entre quem praticou corrida/futebol e os sedentários.

ronaldo

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER5

Referências:

  • https://www.jwatch.org/fw112296/2016/11/30/swimming-racquet-sports-and-aerobics-tied-better-survival?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão