O tratamento cirúrgico das lesões meniscais degenerativas afeta a evolução da osteoartrite do joelho?

Estudo avaliou a progressão da osteoartrite comparando a evolução após cinco anos em pacientes com lesões meniscais degenerativas.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

As lesões meniscais degenerativas são comuns na população de meia-idade e o tratamento com meniscectomia artroscópica já foi considerado o método de escolha para essas lesões por um longo período. Essa prática tinha, entretanto, um resultado ruim em alguns casos. Nossa compreensão sobre a importância do menisco e sobre o aumento do risco de evolução para osteoartrite após a meniscectomia levantaram questionamentos sobre a melhor estratégia de tratamento para algumas lesões.

Leia também: Próteses de joelho realizadas em pacientes com mais de 80 anos complicam mais?

O tratamento cirúrgico das lesões meniscais degenerativas afeta a evolução da osteoartrite do joelho

Análise atual

Um recente estudo foi elaborado com o objetivo de avaliar a progressão da osteoartrite comparando a evolução após cinco anos em pacientes com lesão meniscal degenerativa tratados com meniscectomia parcial artroscópica ou com um programa de exercícios.

Trata-se de um ensaio controlado randomizado incluindo 140 adultos, com idades entre 35-60 anos, com uma imagem de ressonância magnética indicando a presença de ruptura meniscal degenerativa nos quais em 96% dos casos não havia evidência de osteoartrite nas radiografias iniciais. Os participantes foram randomizados em dois grupos. O primeiro envolvia o tratamento com 12 semanas de terapia de exercícios supervisionados. O segundo grupo era tratado cirurgicamente com a realização de meniscectomia parcial artroscópica.

O desfecho primário avaliado foi a diferença entre os grupos na progressão do estreitamento do espaço articular tíbio-femoral e da formação de osteófitos marginais em 5 anos. Os desfechos secundários incluíram a incidência de osteoartrite de joelho radiográfica e osteoartrite de joelho sintomática, a largura do espaço articular tíbio-femoral medial (avaliado quantitativamente) e medidas dos sintomas relatados pelos pacientes.

Resultados

Os resultados da análise não indicaram diferenças estatísticas entre os grupos. As razões de risco (IC 95%) para progressão de estreitamento do espaço articular e da formação de osteófitos medial e lateral no grupo cirúrgico foram 0,89 (0,55-1,44), 1,15 (0,79-1,68) e 0,77 (0,42-1,42) respectivamente, em comparação com o grupo de terapia utilizando exercícios. Nos desfechos secundários não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos.

Saiba mais: A injeção de corticoide intramuscular é inferior à intra-articular para controle da dor em pacientes com artrose de joelho?

O estudo foi inconclusivo em relação às diferenças potenciais na progressão das características radiográficas individuais após o tratamento cirúrgico e não cirúrgico para ruptura meniscal degenerativa. Além disso, não foram encontradas evidências fortes em apoio às diferenças no desenvolvimento de osteoartrite radiográfica do joelho ou resultados relatados pelo paciente comparando os dois tratamentos.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Berg B, Roos EM, Englund M, Kise NJ, Tiulpin A, Saarakkala S, Engebretsen L, Eftang CN, Holm I, Risberg MA. Development of osteoarthritis in patients with degenerative meniscal tears treated with exercise therapy or surgery: a randomized controlled trial. Osteoarthritis Cartilage. 2020 Jul;28(7):897-906. DOI: 10.1016/j.joca.2020.01.020.