Obesidade e diabetes em crianças e adultos jovens

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Pesquisadores do Reino Unido estudaram as tendências epidemiológicas de diabetes (DM) tipo 1 e 2 e suas relações com sobrepeso e obesidade em crianças e adultos jovens. Suas conclusões foram divulgadas em um artigo lançado na revista Journal of the Endocrine Society no mês de maio de 2017.

A pesquisa foi realizada com o banco de dados UK Clinical Practice Research Datalink, utilizado no Reino Unido para abrigar dados da atenção primária. Foram investigados 369.362 prontuários com relação a índice de massa corporal (IMC) e diagnóstico de diabetes tipo 1 ou 2. O diagnóstico da doença foi presumido com relação ao diagnóstico escrito pelo médico generalista no prontuário ou à medida da hemoglobina glicada associado à prescrição de medicação (insulina para DM tipo 1 e hipoglicemiantes orais para DM tipo 2). O período analisado foi de 1994 a 2013.

As melhores condutas pediátricas você encontra no Whitebook. Clique e baixe aqui!

Foi observado um aumento na incidência tanto de diabetes tipo 1 quanto do tipo 2 no período, mais relevante no tipo 1. Todavia, observou-se aumento maior de diabetes tipo 2 em crianças mais velhas, enquanto diabetes tipo 1 relacionou-se mais com meninas menores de 15 anos.

Com relação ao IMC, houve associação estatisticamente significante entre o aumento dos índices de sobrepeso e obesidade e o aumento de diabetes tipo 2, com um risco 4 vezes maior de diabetes tipo 2 em crianças e adultos jovens com obesidade. Não houve correlação de diabetes tipo 1 e obesidade.

O estudo tem algumas limitações, uma vez que apresenta alguns viéses em relação a amostragem (estudo realizado com dados de prontuários) e embora seja um estudo de associação, é um dos poucos estudos relacionando o aumento dos índices de DM tipo 2 com a obesidade nessa faixa etária.

Veja também: ‘Bronquiolite: quais as condutas mais atualizadas no manejo da doença?’

Autora:

Referência:

  • Body Mass Index and Incident Type 1 and Type 2 Diabetes in Children and Young Adults: A Retrospective Cohort Study May 2017 | Vol. 1, Iss. 5 doi: 10.1210/js.2017-00044 | Journal of the Endocrine Society | 524–537
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar