Leia mais:
Leia mais:
Síndrome pós-COVID-19: quais os desafios nos cuidados nutricionais?
CDC aprova o uso da vacina Moderna contra covid-19 para crianças de 6 a 17 anos
Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19
Qual o papel da anticoagulação na covid-19?
Papel das comorbidades na infecção grave por covid-19

Ômicron XE: entenda o que é a variante recombinante do SARS-CoV-2

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em abril de 2022, o Ministério da Saúde anunciou a confirmação do primeiro caso da chamada Ômicron XE: uma forma recombinante das sublinhagens BA.1 e BA.2 da variante Ômicron.

Já presente em outros países, a detecção de novas formas causa preocupação pela possibilidade de alterações em relação à transmissibilidade, virulência e escape às vacinas. Embora recente, algumas informações já começam a ser divulgadas.

ômicron xe

O que é a Ômicron XE? Trata-se de uma nova variante?

O processo de recombinação genética é um processo natural e que ocorre com certa frequência no ciclo de replicação de um vírus circulante. Ele ocorre quando duas linhagens diferentes infectam uma mesma célula ao mesmo tempo e compartilham material genético de forma a produzir uma nova linhagem ou variante.

A Ômicron XE é uma combinação das sublinhagens BA.1 e BA.2 da variante Ômicron, sendo descrita pela primeira vez no Reino Unido em janeiro de 2022. Desde então, vem sendo detectada em outros países, como Canadá, Tailândia, Japão, Índia e Israel. Pelo menos duas outras subvariantes já foram descritas, denominadas XD e XF, e que são combinações das variantes Delta e Ômicron.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Ômicron XE não pode ser considerada ainda uma nova variante até que diferenças significativas em características como transmissibilidade e gravidade possam ser relatadas.

O que a Ômicron XE tem de diferente? 

Apesar de iniciais, alguns estudos têm mostrado diferenças em algumas características da Ômicron XE em relação às sublinhagens paternas e a outras variantes. A XE parece ser aproximadamente 10% mais transmissível do que a sublinhagem BA.2 da Ômicron, a mais transmissível até o momento. Entretanto, tais achados ainda precisam ser confirmados. Não há dados por enquanto que sugiram maior gravidade de casos associados à infecção pela XE.

Quais os efeitos sobre a pandemia? 

Os especialistas afirmam que ainda não é possível prever qual o impacto do surgimento dessas formas recombinantes sobre a pandemia. Também não se sabe se a detecção dessa nova forma de SARS-CoV-2 em território brasileiro irá alterar a situação epidemiológica do país.

Assim como as mutações maiores, recombinações genéticas podem ser responsáveis por alterar características como transmissibilidade, gravidade e suscetibilidade a vacinas. Por esse motivo, vigilância molecular continuará sendo realizada internacionalmente com o objetivo de determinar se as novas alterações se refletem em comportamento diferenciado das formas recombinantes.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Peixoto, R. Entenda o que é a ômicron XE, que teve o primeiro caso confirmado no Brasil. G1 Saúde. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/04/07/entenda-o-que-e-a-omicron-xe-que-teve-o-primeiro-caso-confirmado-no-brasil.ghtml # Basky G, Vogel L. XE, XD & XF: what to know about the Omicron hybrid variants. CMAJ. 2022 May 9;194(18):E654-E655. doi: 10.1503/cmaj.1095998. 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.