Ortorexia: quando a alimentação saudável vira transtorno alimentar

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A ortorexia nervosa é um distúrbio alimentar pouco discutido na comunidade médica, tanto por ser algo relativamente novo quanto por, a princípio, ser focada em alimentação saudável. A desordem caracteriza-se pela preocupação obsessiva em consumir alimentos considerados naturais, orgânicos, não industrializados, etc. A condição evolui gradativamente para uma dieta cada vez mais restritiva baseada em produtos limitados, o que pode levar à desnutrição e posteriormente à anorexia.

ortorexia nervosa

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Ortorexia e transtorno alimentar

Apesar de ser reconhecida como um transtorno, a falta de evidências e estudos sobre o assunto faz com que a ortorexia nervosa ainda não conste na quinta edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), da Associação Americana de Psiquiatria. Para acessar os riscos de incidência do transtorno na população, principalmente entre os mais jovens, pesquisadores da Universidad de Castilla-La Mancha, na Espanha, realizaram uma pesquisa com os estudantes da instituição de ensino.

Leia mais: Descubra quais transtornos alimentares mais atingem a população brasileira e o que fazer

O estudo multicêntrico contou com 454 participantes, 295 mulheres e 159 homens, entre 18 e 41 anos. Os indivíduos responderam dois questionários sobre hábitos alimentares, o ORTO-11-ES e o Inventário de Distúrbio Alimentar (EDI-2). Os pesquisadores analisaram as respostas e definiram o risco para o desenvolvimento de ortorexia nervosa.

Resultados

De acordo com a pontuação do ORTO-11-ES, os resultados sugerem que 17% dos participantes corriam risco para o desenvolvimento de ortorexia nervosa. No entanto, as conclusões do EDI-2 para o grupo de risco foram insignificantes em comparação ao restante dos estudantes que responderam às perguntas, apesar de haver neste grupo uma tendência maior à magreza excessiva (17,1% vs 2,1%), bulimia (2,6% vs 0%), insatisfação corporal (26,3% vs. 12,4%), perfeccionismo (14,5% vs 4,8%), consciência interoceptiva (13,2% vs 1,3%), ascetismo (15,8% vs 3,7%) e impulsividade (9,2% vs 1,9%).

Os resultados apontam que muitos aspectos psicológicos e comportamentais relacionados aos distúrbios alimentares são comuns nos participantes pertencentes ao grupo com alto risco para o surgimento da ortorexia nervosa.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

  • Parra-Fernández M-L et al. Prevalence of orthorexia nervosa in university students and its relationship with psychopathological aspects of eating behaviour disorders. BMC Psychiatry 2018 Nov 13; 18:364. (https://doi.org/10.1186/s12888-018-1943-0)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar