Leia mais:
Leia mais:
Qual o resultado a longo prazo da osteotomia de encurtamento da ulna?
Osteotomia percutânea versus osteotomia aberta para tratamento do hálux valgo moderado/grave
A penetração da lâmina de serra durante a artroplastia total do joelho é perigosa?

Osteotomia percutânea versus osteotomia aberta para tratamento do hálux valgo moderado/grave

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O hálux valgo é uma deformidade comum dos pés e ao longo da história foram desenvolvidas cerca de 130 técnicas para seu tratamento cirúrgico, ainda sem consenso sobre qual delas é a melhor. Uma das técnicas mais utilizadas é a osteotomia scarf/Akin aberta que é realizada com acesso medial ao antepé e fixação com parafusos para manter estabilidade absoluta.

Entretanto, queixas residuais acontecem em 15% das cirurgias abertas, geralmente relacionadas à dor pós-operatória, recuperação mais lenta e rigidez. Nesse sentido, as cirurgias percutâneas vêm sendo estudadas como uma alternativa no tratamento dessa patologia. Uma revisão sistemática foi publicada recentemente com o objetivo de comparar desfechos de dor, função e evolução radiográfica entre pacientes com diagnóstico de hálux valgo tratados com osteotomia scarf/Akin aberta e Chevron/Akin percutânea.

hálux

O estudo

Três estudos preencheram os critérios de inclusão, sendo um estudo prospectivo não randomizado (n=98), um ensaio clínico randomizado (n=50) e um estudo retrospectivo (n=87). A avaliação da dor foi feita de acordo com a escala visual analógica, avaliação da função, arco de movimento e marcha com o escore AOFAS (American Orthopaedic Foot and Ankle Society Ankle-Hindfoot Scale) e avaliação radiográfica com os ângulos metatarsofalângicointermetatarsal e de hálux valgo. Também foram avaliados tempo cirúrgico, tempo de exposição à radiação, tamanho da cicatriz e outras complicações num período de seis meses de follow-up.

A diferença média final no ângulo de hálux valgo foi de 0,8 grau e no ângulo intermetatarsal de 0,53 grau, ambos com correção maior na técnica percutânea. A diferença média do escore AOFAS foi de 4,97 pontos e de 1,68 na escala analógica de dor. Nenhum desses resultados foi estatisticamente significativo.  A exposição à radiação foi sim estatisticamente relevante e maior na técnica percutânea, com uma diferença média de 35,53 segundos.

Quiz: Lesão no hálux após trauma. Qual o diagnóstico?

Conclusão

Devemos lembrar que diferentes graus de deformidade no hálux valgo requerem cirurgias diferentes. A comparação do estudo faz sentido por se tratarem de técnicas preconizadas para deformidades moderadas a graves. As duas técnicas apresentaram resultados semelhantes, exceto pelo tempo de exposição à radiação. 

Entretanto, o pequeno número de trabalhos incluídos na pesquisa é uma grande limitação, sendo necessários mais estudos comparativos a fim de corroborar os resultados obtidos.

Referências bibliográficas:

  • Ferreira GF, Borges VQ, Moraes LVdMStéfani KC (2021) Percutaneous Chevron/Akin (PECA) versus open scarf/Akin (SA) osteotomy treatment for hallux valgus: A systematic review and meta-analysisPLoS ONE 16(2): e0242496. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0242496 
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.