Outubro Rosa: nova técnica pode reduzir radiação de mamografias em até 30%

Pesquisadores desenvolveram uma nova técnica capaz de restaurar imagens de mamografias 3D obtidas com até 30% a menos de radiação, sem comprometer a qualidade do exame.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, desenvolveram uma nova técnica capaz de restaurar imagens de mamografias 3D obtidas com até 30% a menos de radiação, sem comprometer a qualidade do exame. A informação foi publicada recentemente no Jornal da USP.

Para restaurar as imagens feitas com menor radiação, pesquisadores utilizaram técnicas computacionais de processamento de imagens, que filtram imperfeições das mamografias.

Para a pesquisa, foram selecionadas imagens clínicas de 72 pacientes fornecidas pelo Hospital da Universidade da Pensilvânia, entidade parceira no estudo. Após a restauração, as imagens foram analisadas por cinco especialistas do próprio hospital, que não encontraram diferenças entre as mamografias feitas com menos radiação e restauradas e as que receberam a dose de radiação convencional.

Os próximos passos da pesquisa são os testes clínicos. Nestes, médicos irão analisar as imagens restauradas para fechar o diagnóstico de um paciente.

A nova técnica já foi reconhecida em dois grandes eventos científicos de exames de imagem, o The 13th International Workshop on Breast Imaging, realizado em 2016 na Suécia, ficando entre os cinco melhores trabalhos da conferência; e na SPIE Medical Imaging, realizada nos EUA em 2017, onde conseguiu o prêmio de 2º lugar.

Veja também: ‘Rastreio do câncer de mama: nova diretriz muda recomendações sobre mamografia’

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags