Oxigênio suplementar não traz benefício no AVC agudo

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Recentemente, um artigo publicado no New England Journal of Medicine (NEJM) mostrou que o oxigênio suplementar não é necessário em pacientes com suspeita de IAM sem hipoxemia. Agora, um novo estudo do JAMA indica que a terapia com O2 suplementar também não traz benefícios no AVC agudo.

Para chegar nessa conclusão, pesquisadores realizaram um ensaio clínico randomizado com 8.003 adultos com AVC agudo de 136 centros participantes no Reino Unido, entre 2008 e 2015. Os participantes foram randomizados (1:1:1) para oxigênio contínuo por 72 horas (n = 2.668), oxigênio noturno (21h a 7h) por 3 noites (n = 2.667) ou controle (oxigênio somente se indicado clinicamente; n = 2668).

Entre os participantes 55% eram do sexo masculino, com idade média de 72 anos, NIHSS médio de 5 e saturação de oxigênio basal médio de 96,6%. O odds ratio [OR] não ajustado para um melhor desfecho foi 0,97 (IC de 95%: 0,89 a 1,05; p = 0,47) para o oxigênio versus controle, e de 1,03 (IC de 95%: 0,93 a 1,13; p = .61) para oxigênio contínuo versus oxigênio noturno.

Nenhum subgrupo se beneficiou com o oxigênio. Pelo menos um evento adverso grave ocorreu em 348 (13%) participantes no grupo de O2 contínuo, 294 (11,0%) no grupo de O2 noturno e 322 (12,1%) no grupo controle.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que, entre os pacientes sem hipoxemia com AVC agudo, a suplementação de oxigênio em baixa dose não reduziu a morte ou trouxe qualquer tipo de benefício ao final de 3 meses.

Veja também: ‘Oxigênio em excesso é prejudicial para o paciente na UTI?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Roffe C, Nevatte T, Sim J, Bishop J, Ives N, Ferdinand P, Gray R, for the Stroke Oxygen Study Investigators and the Stroke OxygenStudy Collaborative Group. Effect of Routine Low-Dose Oxygen Supplementation on Death and Disability in Adults With Acute StrokeThe Stroke Oxygen Study Randomized Clinical Trial. JAMA. 2017;318(12):1125–1135. doi:10.1001/jama.2017.11463
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.