Página Principal > Reumatologia > Pacientes com artrite psoriática têm maior risco de câncer?
diagnostico medicina

Pacientes com artrite psoriática têm maior risco de câncer?

Tempo de leitura: 2 minutos.

A artrite psoriática é uma artrite inflamatória crônica que ocorre em pacientes com psoríase. Em novo artigo do Seminars in Arthritis & Rheumatism, pesquisadores investigaram o risco de malignidade associado à doença e ao seu tratamento.

Para essa meta-análise, os autores realizaram uma pesquisa sistemática da literatura nas bases de dados do PubMed, EMBASE e Web of Science, para identificar estudos e trials relevantes. No total, nove estudos de coorte, com 43.115 pacientes em tratamento para artrite psoriática, foram incluídos.

Artrite psoriática, tratamento e risco de malignidade

Pesquisadores encontraram uma associação positiva significativa entre a terapia para artrite psoriática e um aumento do risco de malignidade global no grupo com a doença, em relação à população em geral (RR agrupado de 1,29; IC 95%, 1,04 a 1,60). Alta heterogeneidade foi encontrada entre os estudos (I² = 71,37%).

A análise de subgrupos mostrou que pacientes com artrite psoriática em tratamento com DMARDs convencionais apresentaram um aumento do risco de câncer (RR agrupado de 1,75; IC 95%, 1,40 a 2,18). Esse efeito não foi observado nos pacientes tratados com DMARDs biológicos (RR agrupado de 0,957; IC 95%, 0,80 a 1,14).

A meta-análise também identificou um risco elevado para câncer de pele não-melanoma, com um RR agrupado de 2,46 (IC 95% 1,84-3,28), mas não para outros cânceres específicos.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que pacientes com artrite psoriática têm maior risco de câncer. Estudos longitudinais de larga escala são essenciais para confirmar as conclusões sobre essa associação.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Luo X, et al “Malignancy development risk in psoriatic arthritis patients undergoing treatment: a systematic review and meta-analysis” Semin Arthritis Rheum 2018; DOI: 10.1016/j.semarthrit.2018.05.009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.