Leia mais:
Leia mais:
Quiz: Mulher com dores articulares e deformidades nos dedos das mãos. Qual o diagnóstico?
Artrite psoriásica: brodalumabe pode auxiliar no tratamento?
Emapalumabe na síndrome de ativação macrofágica por artrite idiopática juvenil
Qual a prevalência de depressão em pacientes com artropatias inflamatórias?
Infecções ortopédicas podem ser tratadas com antibiótico oral após a 1ª semana

Pacientes com artrite psoriática têm maior risco de câncer?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A artrite psoriática é uma artrite inflamatória crônica que ocorre em pacientes com psoríase. Em novo artigo do Seminars in Arthritis & Rheumatism, pesquisadores investigaram o risco de malignidade associado à doença e ao seu tratamento.

Para essa meta-análise, os autores realizaram uma pesquisa sistemática da literatura nas bases de dados do PubMed, EMBASE e Web of Science, para identificar estudos e trials relevantes. No total, nove estudos de coorte, com 43.115 pacientes em tratamento para artrite psoriática, foram incluídos.

diagnostico medicina

Artrite psoriática, tratamento e risco de malignidade

Pesquisadores encontraram uma associação positiva significativa entre a terapia para artrite psoriática e um aumento do risco de malignidade global no grupo com a doença, em relação à população em geral (RR agrupado de 1,29; IC 95%, 1,04 a 1,60). Alta heterogeneidade foi encontrada entre os estudos (I² = 71,37%).

A análise de subgrupos mostrou que pacientes com artrite psoriática em tratamento com DMARDs convencionais apresentaram um aumento do risco de câncer (RR agrupado de 1,75; IC 95%, 1,40 a 2,18). Esse efeito não foi observado nos pacientes tratados com DMARDs biológicos (RR agrupado de 0,957; IC 95%, 0,80 a 1,14).

A meta-análise também identificou um risco elevado para câncer de pele não-melanoma, com um RR agrupado de 2,46 (IC 95% 1,84-3,28), mas não para outros cânceres específicos.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que pacientes com artrite psoriática têm maior risco de câncer. Estudos longitudinais de larga escala são essenciais para confirmar as conclusões sobre essa associação.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Luo X, et al “Malignancy development risk in psoriatic arthritis patients undergoing treatment: a systematic review and meta-analysis” Semin Arthritis Rheum 2018; DOI: 10.1016/j.semarthrit.2018.05.009.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.