Leia mais:
Leia mais:
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Paracoccidioidomicose (PCM) aguda-subaguda em pediatria
Carne de tatu está transmitindo micose pulmonar no Piauí, alerta o Ibama
Quiz: qual a hipótese diagnóstica baseada nos achados clínico-epidemiológicos?
Paracoccidioidomicose: aspectos gerais

Paracoccidioidomicose: aspectos gerais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Dentre as micoses sistêmicas, a paracoccidioidomicose ocupa um lugar importante no Brasil e demais países da América Latina, por sua prevalência e pelas suas características, principalmente as relacionadas à forma crônica.

Causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis, acomete principalmente pessoas da área agrícola, em contato com o solo contaminado; embora possa haver até 50% de indivíduos expostos, uma pequena parte suscetível desenvolve a doença, sendo 90% do sexo masculino. Não há dados precisos acerca da incidência pois a notificação não é compulsória, porém estima-se até 1 a 3 casos por 100.000 habitantes/ano.

A forma crônica é particularmente importante pela morbimortalidade e devido à ampla sintomatologia, com potencial acometimento de pulmões, sistema nervoso central, linfonodos intestinais, baço, fígado, além do tegumento. Pode ser a manifestação inicial da imunodeficiência relacionada ao HIV e nesses pacientes a mortalidade pode chegar a 30%.

O diagnóstico é feito pela identificação do fungo através de biópsia ou cultura; sorologias (Elisa, imunodifusão dupla) auxiliam no diagnóstico, mas são particularmente úteis no acompanhamento.

O tratamento pode ser feito com itraconazol 200mg/dia ou sulfametoxazol/trimetoprim 800mg/160mg a cada 12 horas, de 6 meses a 2 anos. Anfotericina B 1mg/kg/dia pode ser usada para os casos mais graves. Os critérios de final de tratamento são baseados na melhora das manifestações clínicas, queda nos títulos sorológicos e exames de imagem. A cura é questionável, visto que a erradicação do fungo não é possível e existe a possibilidade de recidiva.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Autor:

Referências:

  • Consenso em paracoccidioidomicose. Maria Aparecida Shikanai-Yasuda, Flávio de Queiroz Telles Filho, Rinaldo Pôncio Mendes, Arnaldo Lopes Colombo, Maria Luiza Moretti e Grupo de Consultores do Consenso em Paracoccidioidomicose.
  • Paracoccidioidomicose: Atualização Epidemiológica, Clínica e Terapêutica. Silvio Alencar Marques.
  • Paracoccidioidomicose: a dimensão do problema de uma doença negligenciada. Roberto Martinez. Division of Tropical and Infectious Diseases, Department of Clinical Medicine, School of Medicine of Ribeirão Preto, University of São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brazil.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar