Página Principal > Reumatologia > Perfil de mortalidade das vasculites ANCA+ versus ANCA-
prescricao medica e estetoscopio

Perfil de mortalidade das vasculites ANCA+ versus ANCA-

As vasculites são um grupo heterogêneo de doenças raras caracterizadas por processo de inflamação vascular imunologicamente mediado, que causam danos (funcional e/ou estrutural) na parede dos vasos sanguíneos.

Entre as várias hipóteses sobre os mecanismos imunológicos que buscam explicar a natureza dessas doenças, os anticorpos anticitoplasma de neutrófilos (ANCA) parecem desempenhar um papel proeminente nas vias patológicas de um grupo de vasculite de pequeno vasos, também conhecidas como vasculites associadas ao ANCA (AAV, do inglês ANCA-associated vasculitis). O espectro de AAV varia desde o envolvimento de um órgão isolado até uma doença fulminante com risco de vida.

Apesar do tratamento melhorar a sobrevida, os pacientes com AAV ainda permanecem com risco de mortalidade aumentado em relação à população em geral. Recentemente, uma metanálise de estudos observacionais foi publicada no Annals of the Rheumatic Diseases, com o objetivo de determinar a magnitude do risco para mortalidade por todas as causas em pacientes com AAV em comparação com a população geral.

As buscas foram realizadas nas bases de dados Medline e Embase até abril de 2015. Foram incluídos estudos observacionais que preencheram os seguintes critérios de elegibilidade: (1) AAV claramente definida identificada pelos critérios de classificação do American College of Rheumatology 1990 ou pela definição 2012 Chapel Hill Consensus Conference; (2) relataram taxas de mortalidade padronizadas (SMR) e intervalo de confiança [IC] de 95%.

Dez estudos preencheram os critérios de inclusão, compreendendo 3.338 pacientes com AAV, e um total de 1.091 mortes observadas.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Foi observado um risco aumentado de 2,7 vezes em pacientes com AAV quando comparado com a população geral (meta-SMR: 2,71; IC 95%: 2,26 a 3,24). O risco de morte foi elevado para pacientes do sexo masculino e feminino com AAV, sem diferença significativa entre os gêneros.

A análise dos estudos que incluiu apenas casos de granulomatose com poliangiite também indicou um risco de mortalidade semelhante (meta-SMR: 2,63; IC 95%: 2,02 a 3,43).

As análises de subgrupos mostraram que os riscos de mortalidade foram maiores em coortes mais velhas, com uma tendência de melhora ao longo do tempo.

Com base nos resultados descritos, a revisão sistemática com metanálise de estudos observacionais mostrou que houve um aumento de 2,7 vezes na mortalidade entre pacientes com AVV em comparação com a população em geral.

Autora:

Referências:

  • Tan JA, Dehghan N, Chen W, Xie H, Esdaile JM, Avina-Zubieta JA. Mortality in ANCA-associated vasculitis: a meta-analysis of observational studies. Ann Rheum Dis. 2017 May 3. pii: annrheumdis-2016-210942. doi: 10.1136/annrheumdis-2016-210942. [Epub ahead of print]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.