Leia mais:
Leia mais:
Os novos anticoagulantes orais estão sendo mais utilizados que os antagonistas da vitamina K em pacientes com FA?
Quiz: Sífilis adquirida e Sífilis congênita
Whitebook: coombs indireto – o que é e como solicitar?
Diagnóstico de policitemia vera: conceitos importantes
AAP 2021: avaliação de sepse tardia e terapia empírica em prematuros extremos

Pesticidas comuns podem acelerar a puberdade?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um novo estudo chinês que será apresentado no ENDO 2017, encontro anual da Endocrine Society, indica que os piretroides, inseticidas mais comumente utilizados, podem acelerar a puberdade em meninos.

No estudo, pesquisadores recrutaram 463 meninos de 9 a 16 anos de um estudo transversal na China. Foi analisado a presença do ácido 3-fenoxibenzóico (3-PBA) – um metabolito comum dos piretroides – na urina dos participantes, e foi feito uma avaliação da puberdade através do desenvolvimento genital e volume testicular.

Um aumento de 10% no 3-PBA foi associado com um aumento aproximado de 3% nos níveis de hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH) dos participantes. Com isso, a probabilidade de um menino estar em um estágio avançado da puberdade aumentou de 113% a 268% (p < .001).

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Os resíduos desse pesticida são frequentemente encontrados em vegetais, leites e no alimento dos bebês. Segundo dados do estudo, resíduos foram encontrados na urina de mais de 60% das crianças na China, Estados Unidos e outros países.

Os pesquisadores afirmam que esse é o primeiro estudo a provar que a exposição ambiental aos piretroides está associada a efeitos mensuráveis sobre o desenvolvimento puberal masculino. Lembrando que meninos que passam pela puberdade em uma idade mais jovem têm risco aumentado de câncer de testículo e depressão.

Devido ao crescente uso de inseticidas, os autores do estudo sugerem que as autoridades façam uma avaliação desses produtos químicos e seus riscos para a saúde das crianças.

Referências:

  • https://plan.core-apps.com/tristar_endo17/abstract/9f6300891abea35983bbd25dffdbab7a
  • Common Pesticides Speed Up Puberty in Boys. Medscape. Apr 01, 2017.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar