Leia mais:
Leia mais:
Meningite Bacteriana: sintomas e tratamento [podcast]
Úlcera Infecciosa: panorama clínico [podcast]
Distúrbios de Sono no Idoso: pontos de atenção e tratamentos
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: diagnóstico e tratamento [podcast]
Acidente Vascular Isquêmico: ainda cabe usar o termo AIT? [podcast]

Podcasts médicos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nos cursos das faculdades brasileiras, é priorizado o ensino estritamente presencial. No Brasil, especificamente, nota-se a existência de pólos de conhecimento, em que poucas áreas detêm a maior parte das tecnologias e das pessoas capacitadas.

O podcast é um veículo gratuito de disponibilização de recursos audiovisuais, com a vantagem de acessibilidade – uso em qualquer tempo e lugar. O material pode ser usado em desktop ou dispositivo móvel – smartphone, tablet ou computador pessoal – sendo acessível no trânsito, no transporte coletivo e até nos intervalos de aula ou de trabalho. No primeiro acesso, o material é armazenado no dispositivo, não sendo mais necessária conexão com a internet.

O podcast pode ser criado em um computador pessoal, e requer apenas um gravador de áudio. O usuário final poderá acessar o material mediante acesso em sites especializados, ou através de aplicativo gratuitos que veiculam o áudio em smartphones e tablets. Projetos-piloto já foram desenvolvidos na América do Norte e na Europa para avaliar a melhora no rendimento de aprendizado de estudantes e médicos com uso auxiliar do podcast. Hoje já se reconhece que o método de estudo independente e individualizado é cada vez mais comum na população médica e, provavelmente, em outras áreas do conhecimento.

Foi demonstrado que o podcast, dentre outras formas de disseminação de conhecimento online, é capaz de melhorar o aproveitamento das aulas e a capacidade de fixação de conteúdos. O podcast pode ser, portanto, uma alternativa gratuita e de fácil acesso e usabilidade como ferramenta educativa, ainda subutilizado. Nos Estados Unidos, 60% dos pacientes e 70% dos profissionais de saúde acessam a internet regularmente para estudo e/ou pesquisa. 45% dos americanos já acessaram um podcast, sendo o percentual de usuários regulares de 30%.

No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estimam em mais de cem milhões de usuários com conexão à internet, sendo que mais da metade desses acessa regularmente a internet. Mais de 10% dos brasileiros conectados pesquisam assuntos relacionados a saúde. Mais impressionante que os números absolutos, a taxa de crescimento mostra que este será um recurso cada vez mais utilizado, sendo que a popularização dos smartphones impulsionou esse processo.

O fato de ser um recurso popular entre os jovens de hoje motiva a idéia de que o podcast possa ser aproveitado para esta função. Aproveitar essa tecnologia com uma nova perspectiva é uma possibilidade real.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.