Leia mais:
Leia mais:
É seguro suspender antidepressivos na atenção primária? 
Doenças mentais pós-pandemia: o que podemos fazer enquanto enfermeiros?
Entrevista com especialista: suicídio na pandemia
Podcast Integrado: prevenção ao Suicídio: como detectar fatores de risco? [podcast]
Quiz sobre depressão

Podemos antecipar a resposta aos antidepressivos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O stress no início da vida (ELS) e a resposta da amígdala aos estímulos estressantes podem ser mecanismos para o desenvolvimento da depressão. Pensando nisso, pesquisadores levantaram a seguinte hipótese: “É possível prever a resposta aos antidepressivos, a partir desses dois indicadores?”.

500x120-rosa

Para avaliar se a interação da responsividade da amígdala basal e histórico de ELS tem relação com a resposta aos antidepressivos, pesquisadores analisaram dados do estudo internacional iSPOT-D. O ELS foi determinado numa escala de avaliação, e a responsividade da amígdala a rostos felizes ou temerosos em comparação com faces neutras foi medida na ressonância magnética funcional.

A amostra analisada foi de 70 indivíduos com depressão, divididos pela história de ELS e estado de remissão funcional. Os pacientes foram randomizados para escitalopram (dose média: 10,2 mg), sertralina (dose média: 59,5 mg) ou venlafaxina (dose média: 90,0 mg). Não houve relação entre resposta e antidepressivo ou dose.

Os modelos de predição foram a reatividade da amígdala a rostos felizes × ELS, reatividade a faces temerosas × ELS, e um modelo combinando ELS com ambas as medidas de reatividade. O modelo combinado apresentou sensibilidade de 89% e especificidade de 88% na determinação da resposta à terapia antidepressiva. Baixa ELS e hiporeatividade da amígdala para rostos felizes e temerosos ou alto ELS e resposta a faces felizes (recompensa social) foram associados com melhor resposta aos antidepressivos.

Uma análisa cuidadosa da história do stress no início da vida é essencial em avaliações de pacientes deprimidos. Os médicos devem reconhecer que tanto o ELS quanto a resposta às recompensas sociais podem ajudar a prever o resultado.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER6

Referências:

  • Human amygdala engagement moderated by early life stress exposure is a biobehavioral target for predicting recovery on antidepressants. Proc Natl Acad Sci U S A 2016 Oct 18; 113:11955. https://dx.doi.org/10.1073/pnas.1606671113
  • https://www.jwatch.org/na42559/2016/10/28/can-we-predict-response-antidepressants
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar