Pokémon GO impactou a saúde dos jogadores?

Estudo recém-publicado no BMJ buscou avaliar o aumento na atividade física de adultos americanos entre 18 e 35 anos após a instalação de Pokémon Go.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Estudo recém-publicado no British Medical Journal buscou avaliar o aumento na atividade física de adultos americanos entre 18 e 35 anos após a instalação de Pokémon Go.

Desde o lançamento, muito se falou em saúde associado ao jogo, das boas consequências que o mesmo trouxe, inclui-se a promoção de atividade física, ao estimular jogadores a andarem pela cidade à procura dos monstrinhos. Ao mesmo tempo, autoridades de saúde alertaram para o risco de acidentes a que estão submetidos jogadores por terem que dividir a atenção entre o mundo real e a “telinha” (sendo que quase sempre a “telinha” ganha).

O estudo, portanto, é a primeira iniciativa de comprovar que Pokémon Go de fato estimula a atividade física, e de quantificar o quanto foi este aumento na vida dos jogadores.

Os pesquisadores incluíram no estudo 1200 adultos americanos entre 18 e 35 anos que portavam smartphones que registravam automaticamente o número de passos dados ao dia. Jogadores de Pokémon Go registraram um aumento de 4.300 passos/dia em média nas quatro semanas que antecederam a instalação do jogo para 5.100 passos/dia na primeira semana após a instalação, representando um substancial aumento de 20%, o que significa 11 minutos a mais de atividade física diária.

Veja também: ‘Sobre Pokémons, Medicina e receitas de aplicativos de saúde’

No entanto, embora este aumento inicial tenha sido animador, observou-se uma gradual queda até a 6ª semana de estudo, em que o tempo médio se equiparou a antes da instalação do jogo.

O estudo permitiu concluir que, de fato, o jogo estimula a atividade física. Porém, o abandono do mesmo após o primeiro mês não agrega novos hábitos ao jogador, estando a atividade física intimamente atrelada ao uso do jogo.

Embora a associação entre Pokémon Go e atividade física não tenha sido mantida, postula-se que num subgrupo de jogadores que tenham aderido o jogo em seu dia-a-dia a resposta possa ser mantida, especialmente quando se trata de crianças e adolescentes, em que um estímulo como um jogo pode ser suficiente para promover saúde.

Mesmo a febre de pegar pokémons sendo transitória para a maioria dos jogadores, ao menos para um percentual destes que realmente adotaram o jogo em seu dia-a-dia, a promoção de saúde está acontecendo, e esta na hora de pensarmos em uma escala global, na prevenção de doenças cardiovasculares e obesidade infantil.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências Bibliográficas:

  • Howe KB et al. Gotta catch’em all! Pokémon GO and physical activity among young adults: difference in differences study. BMJ 2016; 355:i6270.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão