Poliomielite: como está a vacinação no Brasil?

Um relato recente de casos de poliomielite no Malawi e em Israel

Um relato recente de casos de poliomielite no Malawi e em Israel chamou a atenção da comunidade internacional, pois eram países que já eram considerados livres da doença.  A poliomielite é uma doença imunoprevenível e o Brasil recebeu o certificado de eliminação da poliomielite em 1994. Porém, nos últimos meses, temos visto uma redução da cobertura vacinal de poliomielite, o que acende o alerta para reintrodução de casos no Brasil. 

poliomielite

Vacinação no Brasil: precisamos retomar nosso ritmo 

Apesar das altas taxas de cobertura vacinal terem perdurado durante muitos anos e tornado o Brasil referência mundial em vacinação, o país tem visto o seu desempenho declinar desde 2015 e doenças imunopreveníveis, como sarampo, ressurgirem nos últimos anos.  

Gráfico de cobertura vacinal no Brasil de 1994 a 2021

poliomielite

Com a pandemia e as restrições de distanciamento social, ficou ainda mais difícil retornar aos níveis anteriores de vacinação, mas é importante observar o gráfico e avaliar que temporalmente a covid-19 não foi o fator determinante para a piora no cenário vacinal. A sensação de baixo risco por conta do declínio na prevalência/erradicação de doenças imunopreveníveis, além do aumento da preocupação com a segurança das vacinas têm levado a uma redução na cobertura vacinal. 

A atual pandemia da covid-19 mostrou a rapidez com que uma doença pode se disseminar e causar danos irreversíveis. Nosso país tem uma estrutura eficiente para vacinar toda a população, superar a pandemia e não vivenciar novos surtos de doenças já erradicadas.  

O Ministério da Saúde deve organizar ações e serviços para retomar as coberturas vacinais em tempo oportuno, além de garantir infraestrutura e logística para evitar o desabastecimento de doses. Como cidadãos também somos parte ativa do processo, precisamos nos dispor a vacinar e a divulgar informações de qualidade, combatendo os movimentos antivacina.  

 

Dados públicos e privados sobre a saúde brasileira ao seu alcance.

Coautor:

Artur Faria. Clínico Unimed-BH. Especializando em Ciência de Dados (PUCMG). Especialista em Clínica Médica (HPMMG). Medicina (UFMG).

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.