Leia mais:
Leia mais:
Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo vai até 3 de junho
HPV: menos de 4 entre 10 meninos tomam duas doses da vacina no Brasil
Semana de Vacinação das Américas no ano da covid-19
Poliomielite: como está a vacinação no Brasil?
Caxumba: como fazer o diagnóstico e tratamento?

Poliomielite: como está a vacinação no Brasil?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um relato recente de casos de poliomielite no Malawi e em Israel chamou a atenção da comunidade internacional, pois eram países que já eram considerados livres da doença.  A poliomielite é uma doença imunoprevenível e o Brasil recebeu o certificado de eliminação da poliomielite em 1994. Porém, nos últimos meses, temos visto uma redução da cobertura vacinal de poliomielite, o que acende o alerta para reintrodução de casos no Brasil. 

poliomielite

Vacinação no Brasil: precisamos retomar nosso ritmo 

Apesar das altas taxas de cobertura vacinal terem perdurado durante muitos anos e tornado o Brasil referência mundial em vacinação, o país tem visto o seu desempenho declinar desde 2015 e doenças imunopreveníveis, como sarampo, ressurgirem nos últimos anos.  

Gráfico de cobertura vacinal no Brasil de 1994 a 2021

poliomielite

Com a pandemia e as restrições de distanciamento social, ficou ainda mais difícil retornar aos níveis anteriores de vacinação, mas é importante observar o gráfico e avaliar que temporalmente a covid-19 não foi o fator determinante para a piora no cenário vacinal. A sensação de baixo risco por conta do declínio na prevalência/erradicação de doenças imunopreveníveis, além do aumento da preocupação com a segurança das vacinas têm levado a uma redução na cobertura vacinal. 

A atual pandemia da covid-19 mostrou a rapidez com que uma doença pode se disseminar e causar danos irreversíveis. Nosso país tem uma estrutura eficiente para vacinar toda a população, superar a pandemia e não vivenciar novos surtos de doenças já erradicadas.  

O Ministério da Saúde deve organizar ações e serviços para retomar as coberturas vacinais em tempo oportuno, além de garantir infraestrutura e logística para evitar o desabastecimento de doses. Como cidadãos também somos parte ativa do processo, precisamos nos dispor a vacinar e a divulgar informações de qualidade, combatendo os movimentos antivacina.  

 

Dados públicos e privados sobre a saúde brasileira ao seu alcance.

Coautor:

Artur Faria. Clínico Unimed-BH. Especializando em Ciência de Dados (PUCMG). Especialista em Clínica Médica (HPMMG). Medicina (UFMG).

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.