Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Blog do Whitebook / Por dentro do Whitebook: já conhece as imagens nos conteúdos de cirurgia?
Médicos avaliam imagens de paciente no Whitebook

Por dentro do Whitebook: já conhece as imagens nos conteúdos de cirurgia?

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

As imagens, muitas vezes, servem para ilustrar algo. No Whitebook, além dessa função, as figuras também ajudam o médico com o passo a passo de algum procedimento, a tirar dúvida sobre diagnóstico, entre outras coisas.

Com mais de mil imagens disponíveis no app, entre ilustrações, exames de imagem, gráficos e fluxogramas, vamos falar neste post sobre as figuras nos conteúdos relacionados à cirurgia.

O cirurgião geral e editor-médico do Whitebook, Bernardo Schwartz E. Mello, falou sobre a importância das imagens na área de cirurgia:

“Como médicos, nosso aprendizado e preparo para procedimentos cirúrgicos, anestésicos, compreensão de fraturas e manejo de equipamentos hospitalares, na maioria das vezes, é realizado por mídia visual. Imaginamos como reproduzi-las no ato médico que nos deparamos. O Whitebook nesse contexto é o principal aliado do profissional de saúde, fornecendo informações, imagens e esquemas ilustrativos na beira do leito para uma prática médica mais acertada e segura”.

1. Categoria Condutas Cirúrgicas

Em Transplante Pulmonar, por exemplo, temos quatro ilustrações ao longo do conteúdo que servem para os profissionais visualizarem situações abordadas, facilitando a compreensão do que está no texto, como mostra a imagem a seguir de incisão de Clamshell, na parte de implante.

Já em Fenda Labial e Labiopalatina, temos uma ilustração que demonstra os quatro tipos de fendas orofaciais existentes.

Outro conteúdo importante é o Traqueostomia, que tem várias imagens de cânulas traqueais para ilustrar os tipos de equipamentos que podem ser usados no procedimento.

2. Categoria Anestesiologia

Alguns conteúdos de anestesiologia também contam com ilustrações para ajudar o profissional no dia a dia. Em Bloqueio de Plexo Lombar disponibilizamos gravuras que ensinam técnicas de anestesia diferentes. Veja abaixo!

Outros conteúdos com imagens:

  • Via Aérea Difícil (Abordagem Vórtex);
  • Bloqueio da Fáscia Ilíaca;
  • Oximetria Cerebral (NIRS);
  • Capnografia.

3. Categoria Ortopedia

Como muitos casos ortopédicos necessitam de cirurgia, também temos imagens em conteúdos da categoria para ajudar o médico na tomada de decisão.

É importante ressaltar que os tópicos de ortopedia contam com classificações de lesões, quando pertinente, e suas devidas definições, como no caso de Fraturas-Luxações do Polegar, que contém a representação dessas classificações.

Dentro da especialidade temos, ainda, o Atlas de Ortopedia com imagens de exames. Assim, com casos reais de fraturas, luxações ou outras situações clínicas, fica mais fácil na hora de avaliar o paciente.

4. Categoria Procedimentos

Outras imagens disponíveis no Whitebook relacionadas à cirurgia estão na parte de Procedimentos. No conteúdo Sutura de Feridas a abordagem é sobre os materiais usados para a técnica, os tipos de fios e suturas, e como cada uma delas deve ser feita.

Mais conteúdos da categoria:

  • Cateterismo Vesical de Demora;
  • Inserção do Cateter de Swan-Ganz;
  • Posicionamento de Eletrodos no ECG.

Gostou de saber um pouco mais sobre nossas imagens? Deixe seu comentário, queremos saber a sua opinião!

Ah, não esqueça de manter seu aplicativo sempre atualizado, hein?! O Blog do Whitebook volta em breve com mais novidades.

Até lá,
Equipe de Conteúdo do Whitebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.