Prática Baseada em Evidências na Enfermagem: qual a importância para a prática profissional?

A Prática Baseada em Evidências tem o poder de empoderar o enfermeiro na sua tomada de decisão. Saiba mais no Portal PEBMED.

A área do cuidado a saúde sempre foi foco das inovações tecnológicas ao longo do tempo, sobretudo após a segunda guerra mundial, com o advento e popularização do uso dos antimicrobianos. Desde então, pulmões de ferro que evoluíram para os ventiladores mecânicos microprocessados, antimicrobianos de alta tecnologia, hormônios de origem sintética, vacinas produzidas a partir de fragmentos de material genético, uso de tecnologia nuclear para diagnóstico entre muitas outras evoluções. 

Desde março de 2020, com o advento do SARS CoV-2, a evolução  tecnológica na área  da saúde tornou-se pauta não somente de discussões  técnicas de profissionais da área, mas tornou-se pauta da população em geral, além de evidenciar a velocidade da evolução em nossa área de trabalho. 

Se por um lado o avanço  tecnológico possibilita salvar vidas e/ou reduzir sequelas, por outro lado a evolução  tecnológica exige que o profissional esteja constantemente atualizado, de modo a estar sempre alinhado com as inovações tecnológicas, pois de nada vale a evolução  tecnológica sem que o profissional esteja apto a implementa-la na sua pratica. 

Quando falamos em avanço  tecnológico, devemos lembrar da definição de tecnologia segundo Merhy, onde a tecnologia vai desde aparelhos modernos, utilizando inteligência artificial, perpassa por processos e protocolos até o conhecimento do profissional da ponta da assistência. 

Leia também: Enfermagem: profissão do passado, presente e futuro

Prática Baseada em Evidências

A Prática Baseada em Evidências

A Pratica Baseada em Evidências (PBE) na enfermagem, é um método e filosofia de trabalho que consiste em unir a produção científica, evolução tecnológica e conhecimento pregresso materializando-os em forma de assistência ao paciente atendido. A PBE tem o poder de empoderar o enfermeiro na sua tomada de decisão, trazendo maior credibilidade deste frente a equipe multiprofissional e a população, além de resultar em melhores resultados das intervenções realizadas. 

Afinal, quais as etapas compõem a PBE na enfermagem? 

  • Elaborar uma pergunta de pesquisa que corresponda ao problema observado;
  • Pesquisa em fontes de informação técnica e científica; 
  • Triagem dos estudos encontrados considerando o rigor metodológico, adequaçãà realidade daquele serviço e o quão atual é o artigo. 
  • Planejamento e implementação das modificações e intervenções;
  • Avaliação dos resultados obtidos. 

É bom destacar que a prática baseada em evidências não deve ser utilizada apenas para resolver um problema pontual, mas deve ser um processo contínuo não somente de um indivíduo, mas de uma organização visando as práticas mais atuais e os melhores resultados. 

Referências bibliográficas: 

  • Domenico EBL, Ide CAC. Enfermagem baseada em evidências: princípios e aplicabilidades. Revista Latino-Americana de Enfermagem [online]. 2003, v. 11, n. 1  
  • Pedrosa KKA, Oliveira ICM, Feijão AR, Machado RC. Enfermagem baseada em evidência : caracterização dos estudos no Brasil. Cogitare Enfermagem [Internet]. 2015;20(4):733-741.  
  • Merhy EE. Em busca de ferramentas analisadoras das Tecnologias em Saúde: a informação e o dia a dia de um serviço, interrogando e gerindo trabalho em saúde. Em: Merhy EE, Onoko R, editores. Agir em saúde: um desafio para o público. 2a ed. São Paulo: Hucitec; 2002. p. 113-50. 
  • Pereira RPG, Cardoso MJSPO, Martins MACSC.  Atitudes e barreiras à prática de enfermagem baseada na evidência em contexto comunitário. Revista de Enfermagem Referência [Internet]. 2012;III(7):55-62.  

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.