Prazo de inscrição em cursos sobre hanseníase termina neste dia 30 de junho

As inscrições em três cursos a distância sobre o tratamento da hanseníase terminam nesta quinta-feira, 30 de junho.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O prazo de inscrições em três cursos a distância para a qualificação de profissionais de saúde de nível superior em cuidados e tratamentos de vítimas da hanseníase terminam nesta quinta-feira, dia 30. 

hanseníase

As capacitações 

Os cursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), têm como público alvo profissionais de saúde de nível superior atuantes nos serviços de atenção primária à saúde. Os temas são voltados para a realização de diagnóstico e tratamento da hanseníase. 

Mais especificamente, as temáticas dos cursos são:  

  • Hanseníase na Atenção Primária: o programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil; 
  • Hanseníase na Atenção Primária: o cuidado integral em hanseníase; 
  • Hanseníase na Atenção Primária: inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e da discriminação.  

As cargas horárias estão entre 40 horas e 10 horas de duração. Os temas abordados têm como objetivo capacitar e estimular profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) à análise crítica e à reflexão sobre o manejo do paciente acometido pela hanseníase na atenção primária. 

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil diagnosticou 15.155 novos casos de hanseníase em 2021, índice abaixo do registrado em 2020, de 17.979 casos. Nos últimos dois anos, o número de casos foi bem menor quando comparado ao ano anterior à pandemia: 27.864.

Leia também: Inteligência artificial: desenvolvido assistente de diagnóstico para casos suspeitos de hanseníase

Hanseníase no Brasil 

Em 2020 foram reportados à Organização Mundial de Saúde (OMS) 127.396 novos casos da enfermidade. Desses, 19.195 (15,1%) ocorreram na região das Américas, sendo 17.979 notificados no Brasil: o que corresponde a alarmantes 93,6% do número de casos novos do continente. 

Especialistas acreditam que esses baixos índices estão associados à subnotificação da hanseníase devido à dificuldade na manutenção da oferta dos serviços e atendimento especializado. 

* Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Prazo de inscrição em cursos sobre hanseníase termina nesta quinta-feira, 30 de junho. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/junho/prazo-de-inscricao-em-cursos-sobre-hanseniase-termina-nesta-quinta-feira-30  # UNA-SUS: Hanseníase na Atenção Primária à Saúde é tema de formação modular. CONASEMS. Disponível em: https://www.conasems.org.br/una-sus-hanseniase-na-atencao-primaria-a-saude-e-tema-de-formacao-modular/  # No Dia Mundial Contra a Hanseníase, um alerta por mais informação e menos preconceito e estigma. UERJ. Disponível em: https://www.uerj.br/noticia/no-dia-mundial-contra-a-hanseniase-um-alerta-por-mais-informacao-e-menos-preconceito/