Página Principal > Cardiologia > Pré-eclâmpsia pode estar associada ao desenvolvimento de demência
pré-eclâmpsia

Pré-eclâmpsia pode estar associada ao desenvolvimento de demência

Tempo de leitura: 2 minutos.

A pré-eclâmpsia é uma doença que surge durante a gravidez, geralmente na segunda metade da gestação. Esta patologia acomete entre 5 e 10% das gestantes e pode gerar complicações como acidente vascular cerebral (AVC), problemas de coagulação no sangue e nascimento prematuro do feto; a pré-eclâmpsia também é uma das principais causas de mortalidade da mãe ou do bebê. A longo prazo, estudos afirmam que mulheres que tiveram pré-eclâmpsia poderão desenvolver demência.

Pré-eclâmpsia x demência

Pesquisadores dinamarqueses realizaram uma pesquisa observacional para determinar a influência da pré-eclâmpsia no desenvolvimento de doenças mentais. O estudo de coorte comparou taxa de demência entre pacientes que apresentaram a doença durante a gestação com as que não tiveram este tipo de complicação obstétrica.

Leia mais: Aspirina reduz o risco de pré-eclâmpsia em mulheres grávidas

O levantamento reuniu dados coletados entre 1978 e 2015 na Dinamarca. No total, foram analisados 1.178.005 casos de mulheres que tiveram pelo menos um parto, indiferentemente se o bebê nasceu vivo ou não. O tempo médio de follow-up foi de 21 anos. Ao final do estudo, 1.700 mulheres foram diagnosticadas com demência.

Resultados

Os pesquisadores concluíram que as gestantes com histórico de pré-eclâmpsia tiveram três vezes mais riscos de desenvolver demência vascular (Hazard ratio 3,46; IC 95% [1,97-6,10]) em relação às mulheres que não tiveram histórico de pré-eclâmpsia.

Os riscos do surgimento da demência vascular tardia são maiores do que a demência vascular precoce (HR 2,32; IC 95% [1,06-5,06] P=0,08). Ajustes foram realizados para avaliar o risco de outros eventos cardiovasculares, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca,porém tais resultados apresentaram risco atenuado para essas doenças. O índice de massa corporal, por sua vez, não teve associação com o risco de demência.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Basit SaimaWohlfahrt JanBoyd Heather APre-eclampsia and risk of dementia later in life: nationwide cohort study 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.