Pré-eclâmpsia pode estar associada ao desenvolvimento de demência

A pré-eclâmpsia surge durante a gravidez, geralmente na segunda metade da gestação, e caracteriza-se pela pressão arterial maior do que 140/90 mmHg.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A pré-eclâmpsia é uma doença que surge durante a gravidez, geralmente na segunda metade da gestação. Esta patologia acomete entre 5 e 10% das gestantes e pode gerar complicações como acidente vascular cerebral (AVC), problemas de coagulação no sangue e nascimento prematuro do feto; a pré-eclâmpsia também é uma das principais causas de mortalidade da mãe ou do bebê. A longo prazo, estudos afirmam que mulheres que tiveram pré-eclâmpsia poderão desenvolver demência.

hipertensão

Pré-eclâmpsia x demência

Pesquisadores dinamarqueses realizaram uma pesquisa observacional para determinar a influência da pré-eclâmpsia no desenvolvimento de doenças mentais. O estudo de coorte comparou taxa de demência entre pacientes que apresentaram a doença durante a gestação com as que não tiveram este tipo de complicação obstétrica.

Leia mais: Aspirina reduz o risco de pré-eclâmpsia em mulheres grávidas

O levantamento reuniu dados coletados entre 1978 e 2015 na Dinamarca. No total, foram analisados 1.178.005 casos de mulheres que tiveram pelo menos um parto, indiferentemente se o bebê nasceu vivo ou não. O tempo médio de follow-up foi de 21 anos. Ao final do estudo, 1.700 mulheres foram diagnosticadas com demência.

Resultados

Os pesquisadores concluíram que as gestantes com histórico de pré-eclâmpsia tiveram três vezes mais riscos de desenvolver demência vascular (Hazard ratio 3,46; IC 95% [1,97-6,10]) em relação às mulheres que não tiveram histórico de pré-eclâmpsia.

Os riscos do surgimento da demência vascular tardia são maiores do que a demência vascular precoce (HR 2,32; IC 95% [1,06-5,06] P=0,08). Ajustes foram realizados para avaliar o risco de outros eventos cardiovasculares, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca,porém tais resultados apresentaram risco atenuado para essas doenças. O índice de massa corporal, por sua vez, não teve associação com o risco de demência.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Basit SaimaWohlfahrt JanBoyd Heather APre-eclampsia and risk of dementia later in life: nationwide cohort study 
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades