Leia mais:
Leia mais:
NOR-TEST 2 parte A: Ensaio clínico de fase 3 para avaliação de tenecteplase como terapia na fase aguda do AVC
IM/ACP 2022: confira as novidades do congresso
Você sabe identificar os tipos de afasia?
Como usar os mapas de perfusão cerebral no seu diagnóstico? [vídeo]
Os melhores avanços em pesquisas nas doenças cardiovasculares e AVC pela AHA em 2021

Preditores de AVC em pacientes com doença arterial periférica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A doença arterial periférica (DAP) é uma das manifestações relacionadas à aterosclerose e, por conseguinte, compartilha com ela os fatores de risco tradicionais. Mais do que isso, a probabilidade de um paciente com DAP apresentar doença arterial coronariana é tão grande, que são considerados de alto risco cardiovascular independente do cálculo do escore de risco de Framingham. 

Em 2017, um grande ensaio clínico, chamado EUCLID, comparou ticagrelor versus clopidogrel como antiagregante plaquetário em 13800 pacientes com DAP conhecida (ITB < 0,80 ou cirurgia prévia). O resultado mostrou desfecho similar entre as drogas.

Agora, um novo estudo analisou especificamente o risco de AVC nos pacientes com DAP recrutados neste ensaio clínico. A população tinha idade entre 66-69 anos, 20-30% de mulheres, 5% negros, 80% hipertensos e 50% com diabetes; 70% usavam estatina e 65%, aspirina.

Quais os resultados mais importantes?

  • Em um follow up de 30 meses, a taxa de AVC foi 2,4%, sendo o tipo isquêmico o mais comum.
  • Os preditores de AVC, após análise multivariada, foram DAP mais grave (ITB<0,60), idade avançada, AVC prévio, FA/flutter, diabetes, morar na Ásia, amputação e PA sistólica.
  • O grupo que usou ticagrelor apresentou menor risco de AVC quando comparado com clopidogrel. Mas atenção ao extrapolar este último resultado para prática, porque o estudo original não tinha este objetivo, o que aumenta o risco de viés neste dado.

 

Referências: 

  • Kolls BJ, Sapp S, Rockhold FW, Jordan JD, Dombrowski KE, Fowkes FGR, et al.: Stroke in Patients With Peripheral Artery Disease. Stroke 2019;50:1356–1363. 
  • Hess CN, Huang Z, Patel MR, Baumgartner I, Berger JS, Blomster JI, et al.: Acute Limb Ischemia in Peripheral Artery Disease: Insights from EUCLID. Circulation 2019;CIRCULATIONAHA.119.039773.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Um comentário

    1. Patrick Pierry

      RG é o cara 👏🏼👏🏼

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.