Preparação vaginal com diferentes soluções antissépticas antes da cesariana para prevenir infecções pós-operatórias

A sepse materna é uma das principais causas de morbimortalidade materna: trata-se de uma emergência hospitalar. É um quadro definido como presença de sepse na gravidez ou no pós-parto imediato, levando a óbito em 10,7% das gestantes. Nos EUA, é a quarta causa de mortalidade materna. Dados recentes mostram, entretanto, que 63% dos casos de …

A sepse materna é uma das principais causas de morbimortalidade materna: trata-se de uma emergência hospitalar. É um quadro definido como presença de sepse na gravidez ou no pós-parto imediato, levando a óbito em 10,7% das gestantes. Nos EUA, é a quarta causa de mortalidade materna. Dados recentes mostram, entretanto, que 63% dos casos de morte materna por sepse são evitáveis. O reconhecimento precoce e manejo adequado são fundamentais para a redução da mortalidade materna.

Os quadros infecciosos relacionados ao parto são mais frequentes nos partos operatórios. As cesarianas, muito utilizadas no Brasil, são importantes fatores de risco para infecções pós-parto.

Um artigo de revisão publicado em julho de 2022 no The Journal of Obstetrics and Gynaecology Research avaliou a possibilidade de uso de soluções antissépticas vaginais para prevenir infecções. O uso de algumas soluções poderia reduzir a incidência de endometrite, infecção de parede abdominal, febre e duração da internação hospitalar.

O trabalho incluiu 9311 mulheres submetidas à cesariana distribuídas, em 29 trials randomizados. Os artigos testaram soluções antissépticas vaginais e a “não realização de antissepsia vaginal” na avaliação de prevenção de quadros infecciosos.

Em relação à endometrite pós-cesárea, o uso de Povidine Iodo teve a melhor redução de infecções em comparação “nenhuma antissepsia” (RR = 0,08, IC 95% [0,05;0,65]). Já na avaliação de infecção de parede, febre e duração da internação hospitalar a solução de clorexidina 4% (RR = 0,17, IC 95% – [0,05,0,65]) e solução salina 0,9% (RR = 0,12, IC 95% [0,03;0,48]) tiveram respectivamente melhores resultados comparados com nenhuma assepsia vaginal.

 

Conclusões

A pesquisa apontou que o uso de soluções de assepsia vaginal pré-cesariana são eficazes para minimizar os riscos infecciosos (endometrite, infecções de parede, febre e tempo de internação). Como Povidine iodo se mostrou altamente eficaz na redução dos riscos de endometrite, os autores sugeriram a implantação dessa solução para uso rotineiro no preparo para cesárea.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Fadlalmola, Hammad Ali et. al. Vaginal preparation with different antiseptic solutions before cesarean section for preventing postoperative infections: A systematic review and network meta-analysis. The Journal of Obstetrics and  Gynaecology Research. July 2022. https://doi.org/10.1111/jog.15377