Prescrição de óleo de coco: sim ou não?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os benefícios do óleo de coco já foram amplamente discutidos. Na mídia, ele ganhou popularidade por ajudar no emagrecimento, trazer saciedade, auxiliar o controle do colesterol, entre outros. No entanto, devido ao seu alto teor de gordura saturada e à ausência de grandes estudos bem controlados sobre seus benefícios, diversos médicos se posicionaram contra a prescrição do óleo de coco. Essa semana, a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) publicou suas recomendações.

Frente ao que tem sido divulgado na mídia, a Abran informa que:

1) Quando comparado a óleos vegetais menos ricos em ácido graxo saturado, uma revisão recente mostrou que o óleo de coco aumenta o colesterol total (particularmente o LDL-colesterol), contribuindo para um maior risco cardiovascular.

2) Não existem ensaios clínicos com evidências suficientes para recomendar o óleo de coco como agente antimicrobiano ou imunomodulador.

3) Também não existem estudos que tenham abordado o efeito de óleo de coco na função cerebral de indivíduos saudáveis ou portadores de alteração cognitiva, assim como nenhuma evidência relacionando o óleo de coco com prevenção de doenças neuro-degenerativas.

4) No geral, não existem evidências suficientes para concluir que o consumo de óleo de coco leva à redução de adiposidade.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Com base nessas informações, a Abran recomenda:

  • o óleo de coco não deve ser prescrito na prevenção ou no tratamento da obesidade;
  • o óleo de coco não deve ser prescrito na prevenção ou no tratamento de doenças neuro-degenerativas;
  • o óleo de coco não deve ser prescrito como nutriente antimicrobiano;
  • o óleo de coco não deve ser prescrito como imunomodulador.

Referências:

  • https://abran.org.br/para-publico/posicionamento-oficial-da-associacao-brasileira-de-nutrologia-respeito-da-prescricao-de-oleo-de-coco/
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
    tinha escrito um comentário. Puz seu blog
    nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
    Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar