Prevalência de transtornos mentais entre estudantes de medicina pode chegar a 50%!

As faculdades de Medicina são ambientes muito estressantes para os alunos, podendo ter impactos negativos no desempenho e na vida pessoal.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As faculdades de Medicina são ambientes muito estressantes para os alunos, podendo ter impactos negativos no desempenho e na vida pessoal. Diversas pesquisas já mostraram que as taxas de depressão estão cada vez maiores entre esses estudantes. Agora, um estudo nacional mostra que prevalência de transtornos mentais nessa população pode chegar a 50%!

O estudo prospectivo foi realizado com 134 estudantes de Medicina (do 1º ao 4º ano, idade média de 22,5 anos) de uma universidade pública do Sul do Brasil. Para o rastreamento de transtornos mentais comuns (TMC), os pesquisadores utilizaram o Self-Reporting Questionnaire. Os resultados foram comparados no início e no final do semestre letivo.

Os TMC constituem sintomas não psicóticos, como dificuldade de concentração e tomada de decisões, irritabilidade, fadiga, sonolência, insônia, esquecimento, assim como queixas somáticas (tremores, cefaleia, má digestão).

Para avaliar as possíveis associações, foram coletados dados socioeconômicos, demográficos, atividade física regular, doenças, atividades acadêmicas e qualidade do sono.

Veja também: ‘É possível sobreviver à faculdade de medicina!’

A prevalência de transtornos mentais comuns aumentou de 35,8% no início para 51,5% no final do semestre (p = 0,002). Os fatores associados no início do semestre foram:

  1. Renda familiar mensal per capita ≤ R$ 2.000,00 (OR = 3,2; IC 95% = 1,31-8,02)
  2. Qualidade do sono ruim (OR = 3,3; IC 95% = 1,13-9,47).

Já no final do semestre, apenas a qualidade do sono ruim (OR = 3,3; IC 95% = 1,22-7,92) esteve associada aos TMC.

Os resultados mostram a alta prevalência dos TMC entre os estudantes de medicina e a importância de ações para cuidar da saúde mental dessa população.

Os transtornos mentais comuns são a potencial causa para o desenvolvimento de doenças mentais, como transtornos somatoformes, ansiedade e depressão. Eles também estão associados com alterações do padrão do sono e doenças crônicas.

Quer saber tudo sobre as especialidades médicas e ter acesso a um guia estatístico das provas de Residência? Baixe GRÁTIS nossos e-books!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades