Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Clínica Médica / Prevenção de infecção e uso racional de antibióticos [e-book]
mãos de médico segurando comprimidos de antibióticos

Prevenção de infecção e uso racional de antibióticos [e-book]

Acesse para ver o conteúdo

Inscreva-se gratuitamente para acessar esse conteúdo e muito mais no Portal PEBMED!

Tenha acesso ilimitado a quizzes, casos clínicos, novos estudos e diretrizes atualizadas.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

A descoberta e disponibilização de antibióticos foi um marco na prática médica, contribuindo para o tratamento e mudança da história natural de diversas doenças infecciosas bacterianas.

Entretanto, ao longo dos anos, seu uso indiscriminado na Medicina, Medicina Veterinária e Agropecuária levaram à seleção e à disseminação de organismos resistentes que hoje configuram uma das maiores ameaças à saúde globalmente, fazendo parte da lista lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019.

Além da seleção de resistência a antimicrobianos, a prescrição desnecessária ou inadequada de antibióticos expõe os pacientes aos seus eventos adversos, que podem ser graves e debilitantes. Estudos demonstram que indicação de tratamento, escolha de antimicrobiano ou duração de antibioticoterapia podem estar errados em até 50% dos casos. Frequentemente, antibióticos são mantidos por mais tempo do que o necessário ou são prescritos em contextos de colonização ou contaminação.

Acesse aqui nosso e-book sobre prescrição de antibióticos!

Baseado nesses fatos, diversas organizações internacionais têm recomendado a adoção de práticas de uso racional de antibióticos e a estruturação de programas de “antimicrobial stewardship”. Os programas de stewardship consistem em intervenções coordenadas desenvolvidas com o objetivo de melhorar e fazer vigilância do uso correto de antibióticos por meio da seleção dos melhores esquemas terapêuticos, incluindo dose, duração e via de administração.

Isso significa otimizar a antibioticoterapia, garantindo a prescrição do antimicrobiano correto (incluindo espectro adequado), administração no tempo certo, na dose certa, pela via apropriada e nos intervalos adequados. As evidências têm mostrado que programas de stewardship melhoram a qualidade e segurança do cuidado com o paciente, otimizam o tratamento de infecções e reduzem eventos adversos associados ao uso de antibióticos.

Por isso, reunimos as principais orientações sobre a prescrição de antibióticos em um e-book gratuito pra você! Baixe agora mesmo!

Baixe aqui o e-book com as principais orientações sobre prescrição de antibióticos! É grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.