Principais recomendações para profilaxia de tétano

Já apontamos as medidas mais importantes para profilaxia da Raiva. Agora, trazemos para você as principais recomendações para a profilaxia do tétano!

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Aqui no Portal PEBMED, já apontamos as medidas mais importantes para profilaxia da Raiva. Agora, trazemos para você as principais recomendações para a profilaxia do tétano!

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe aqui o aplicativo #1 do médico brasileiro!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Aspectos gerais

Devemos considerar a profilaxia para qualquer paciente ferido. Nunca devemos nos esquecer do paciente queimado. A profilaxia do tétano pode ser fundamental para o bom prognóstico do paciente. A história vacinal em conjunto com o tipo de lesão irá determinar a intervenção.

Conduta

-> Ferimentos de Baixo Risco: Superficiais, limpos, sem corpo estranho ou tecidos sem vida. Conduta básica inclui a limpeza adequada e a desinfecção utilizando soro fisiológico e substância antisséptica, debridar o foco da infecção.

Avaliar a história vacinal:
– Desconhece ou menos de 3 doses: apenas vacinar;
– Vacinação completa há menos de 10 anos: não fazer nada;
– Vacinação completa há mais de 10 anos: apenas vacinar.

-> Ferimentos de Alto Risco: lesões profundas ou superficiais contaminadas, corpos estranhos ou tecido sem vida, queimaduras, feridas puntiformes, por arma branca ou de fogo, mordeduras, politraumas e fraturas expostas. A conduta básica inclui a limpeza adequada e a desinfecção utilizando soro fisiológico e antissépticos, retirada adequada de corpos estranho, desbridar o foco da infecção e utilizar água oxigenada local.

Avaliar a história vacinal:
– Desconhece ou menos de 3 doses: vacinar (marcar as próximas doses) e administrar soro antitetânico/imunoglobulina humana antitetânica 5.000 UI (1 ampola) por via intramuscular;
– Vacinação completa há menos de 5 anos: não fazer nada;
– Vacinação completa há mais de 5 anos e menos de 10 anos: vacinar (1 reforço). Avaliar a administração de soro antitetânico/imunoglobulina humana antitetânica 5.000 UI (1 ampola IM) em pacientes imunodeprimidos, desnutridos grave ou idosos;
– Vacinação completa há mais de 10 anos: vacinar (1 reforço) e administrar de soro antitetânico/Imunoglobulina humana antitetânica 5.000 UI (1 ampola) por via intramuscular.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags