Página Principal > Enfermagem > Profissional de Enfermagem: 5 dicas de como ser mais produtivo
produtividade

Profissional de Enfermagem: 5 dicas de como ser mais produtivo

Tempo de leitura: 3 minutos.

A enfermagem é uma carreira que exige muita dedicação, tempo, estudo, conhecimento técnico, habilidades emocionais, organização e perseverança dos seus profissionais. Por isso, é essencial que os enfermeiros planejem bem as suas ações no dia a dia para não se perder e atrapalhar o andamento das atividades. Quer saber como ser mais produtivo no trabalho? Confira as cinco dicas a seguir!

5 dicas para ser mais produtivo

1. Faça uma lista de tarefas

Uma lista de tarefas sempre ajuda a identificar com mais agilidade tudo o que precisa ser realizado no dia. É importante sinalizar as tarefas mais urgentes, principalmente no setor de emergências, para que a lista seja bem utilizada. Essa lista também pode ajudar a definir prioridades, tanto no lado profissional, quanto pessoal. Você pode fazer uma lista para tarefas do trabalho e uma outra para tarefas de casa, por exemplo. Assim, todos os lados da sua vida saem ganhando!

Esse é um excelente recurso para quem está se sentindo mais cansado mentalmente e tem se esquecido de realizar alguma tarefa de vez em quando. E indicado também para quem precisa de uma ajuda extra com os prazos de entrega. A dica aqui é sempre fazer a sua lista de tarefas pela manhã, com a mente mais leve e descansada.

2. Identifique os seus períodos de maior produtividade

Todos nós temos períodos do dia ou da noite em que somos mais produtivos. Se você for uma pessoa mais produtiva e alerta à noite, por exemplo, procure por trabalhos com plantões noturnos, para que o seu rendimento seja melhor no decorrer das suas atividades profissionais.

Se não puder escolher o horário do seu trabalho, pelo menos deixe as tarefas mais difíceis para os momentos que estiver menos cansado e mais atento para executá-las. A dica é identificar esses momentos e adaptar a sua lista de tarefas de acordo com o seu rendimento.

3. Cuide bem de você

É fundamental estar bem descansado e bem alimentado para ter um bom dia de trabalho e render o melhor possível. A produtividade está diretamente ligada ao seu lado físico e também emocional.

Portanto, aproveite o deslocamento até o trabalho e o tempo no trânsito para ler um bom livro ou ouvir músicas da sua preferência. Se tiver tempo, procure praticar atividades físicas ou hobbies que estimulem a sua concentração, paciência e bem-estar, como yoga ou meditação.

Áreas de atuação do enfermeiro e a busca pelas residências

4. Faça uma coisa de cada vez

Muitas vezes queremos adiantar as nossas tarefas para terminar logo e ir para casa. Nessas horas é preciso ter muita atenção para não fazer nada de errado, principalmente no trabalho de enfermagem. Com os pacientes sob a sua responsabilidade é necessário estar muito atento aos mínimos detalhes.

Por isso, sempre que tiver que realizar alguma atividade que requeira a sua máxima concentração, o melhor é manter o foco e fazê-la separadamente.

5. Saiba quais os seus limites

Muitas pessoas têm dificuldade em dizer não e terminam ficando com mais tarefas para realizar do que consegue em um único dia. Se você é uma dessas pessoas que dizem sim para tudo, cuidado para não ficar cansado, mal-humorado e se sentindo estagnado.

Algumas vezes, é preciso dizer não (claro, sempre justificando a sua resposta) para conseguir cumprir as metas planejadas. Lembre-se que a sua produtividade está diretamente associada ao seu estado emocional e ao direcionamento que você faz para buscar o seu sucesso profissional e pessoal.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e compartilhe nas redes sociais para os seus colegas do trabalho. Até a próxima!

Quer ter mais segurança na sua prática profissional? Baixe agora o EnfermagemApp, o 1º aplicativo exclusivo para enfermeiros!

Autora:

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.