Conheça agora mesmo os cinco novos Clinical Drops que estão disponíveis no Whitebook na categoria de Dermatologia e como eles podem te auxiliar na prática médica!
Psoríase: como devo pesquisar a artrite?
A artrite psoriásica acomete aproximadamente 30% dos pacientes com psoríase. As manifestações articulares podem variar de artrite, entesite, dactilite e doença axial. Quais seriam os fatores que mostram que mostram que o paciente tem maior risco de doença articular? O tempo de doença prolongada, especialmente acima de 10 anos, a psoríase moderada à grave, a distrofia ungueal, a doença do couro cabeludo e a presença de lesões na região interglútea. Veja os detalhes neste Drops!
Psoríase: como classificar a gravidade do paciente?
A avaliação da gravidade da psoríase é um fator fundamental para o acompanhamento evolutivo do paciente e a indicação de tratamento sistêmico. Segundo o consenso brasileiro de dermatologia publicado em 2020, há a indicação do tratamento sistêmico, quando temos o acometimento de uma área de superfície corpórea maior que 10%, o índice PASI maior que 10%, DLQI maior que 10%, há falhas de tratamentos tópicos ou o acometimento de áreas específicas. Fique por dentro com o conteúdo disponível no Whitebook!
Qual a relação entre psoríase e o risco cardiovascular?
A psoríase acomete aproximadamente 2 a 3% da população. Atualmente, é considerada uma doença inflamatória crônica, que pode acometer vários órgãos. As manifestações cutâneas já são bem conhecidas, mas é importante pesquisar outras comorbidades nos pacientes psoriásico. É reconhecido que os pacientes com psoríase apresentam maior risco cardiovascular. Assista ao vídeo completo aqui!
Lesões em alvo na Emergência: como diferenciar o Eritema Multiforme da SSJ e NET?
Atualmente, o eritema multiforme é reconhecido como uma entidade clínica diferente da síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e a Necrólise Epidérmica Tóxica (NET). Eles apresentam em comum as lesões em alvo. O eritema multiforme é uma entidade clínica benigna e autolimitada. Já a síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e a NET são consideradas uma urgência médica, com prognóstico bem mais grave e abordagem terapêutica diferente. Saiba mais neste Clinical Drops!
Urticária crônica espontânea: você está atualizado sobre o tratamento?
A urticária crônica é uma condição que afeta mais de 1 milhão de brasileiros e gera grande impacto na qualidade de vida. Ela representa um quadro de urticária, angioedema, ou ambos, com duração maior que 6 semanas. Ela é dita crônica espontânea quando não há um fator desencadeante específico. Geralmente. ocorre por um mecanismo de auto reatividade e ou autoimunidade e afeta a 0,5 a 1% da população mundial em algum momento de suas vidas. Confira a íntegra do conteúdo no Whitebook!