Quais os resultados das artroplastias de punho quanto à função e controle da dor?

Um estudo teve o objetivo de descrever o resultado funcional e taxas de complicações numa serie de casos operados pelo mesmo cirurgião.

A artroplastia de punho surgiu como opção à artrodese para as artroses radiocarpicas de diferentes causas. Seguindo a mesma linha de livrar o paciente da dor gerada pela degeneração articular, ela ainda tem a vantagem de permitir que se realize um arco de movimento funcional. Inúmeras melhoras foram realizadas nos implantes ao longo dos anos, permitindo um resultado cada vez melhor. 

A prótese Motec, de uma fabricante sueca já possui efetividade demonstrada em alguns trabalhos, sendo o mais robusto o que demonstra sobrevida do implante de 86% com um follow up de 10 anos, em uma série de 56 pacientes. Foi publicado no último mês, na Revista Iberoamericana de Cirugía de Mano – RICMA, um estudo com o objetivo de descrever o resultado funcional e taxas de complicações numa serie de casos operados pelo mesmo cirurgião.  

Artroplastia ou artrodese de punho para pacientes com artrite reumatoide?

Métodos 

O estudo foi retrospectivo com 14 pacientes submetidos à artroplastia de punho com sistema Motec em dois hospitais de Barcelona entre 2017 e 2022, que foram avaliados pré e pós-operatório usando o Mayo Wrist Score e a Escala Visual Analógica (EVA) para dor. Os prontuários foram revisados em junho de 2022, e a análise estatística com o teste t pareado considerou valores de p<0,05 estatisticamente significativos.  

Resultados 

No total, 13 homens e uma mulher, com idade média de 64,8 (desvio padrão 

[DP]=7,5) anos, foram operados e o seguimento médio foi de 25,1 (DP=10,9) meses. A média do Mayo Wrist Score pré-operatório foi de 23,2 (DP=8,9) pontos, e pós-operatório, foi de 82,8 (DP=7) pontos, enquanto a média do escore VAS pré-operatório foi de 7,6 (DP=1,1) pontos e, no pós-operatório, foi de 1 (DP=1,2) ponto. As diferenças quanto aos resultados pré e pós-operatórios do Mayo Wrist Score e a EVA foi estatisticamente significativa (p<0,001). 

Comentários 

Um aspecto interessante quanto aos pacientes operados foi uma parcela de pacientes com artrodeses parciais do carpo que falharam, demonstrando a efetividade não apenas para artroses degenerativas primarias. 

Leia também: Taxa de infecção em fraturas expostas de rádio distal no pós-cirúrgico

Conclusão e mensagem prática 

Como demonstrado na série de casos, as melhorias em termos de função e a dor foram significativas e não houve complicações maiores no período avaliado. Os pacientes devem ser acompanhados por períodos mais longos, mas com a certeza de que, em caso de falha, uma artrodese total do punho ainda pode ser realizada.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • De Vega PNL, Guedes GVC· Wrist Arthroplasty as a Solution to Posttraumatic Osteoarthritis or Failed Partial Arthrodesis: A Case Series Revista Iberoamericana de Cirugía de la Mano 2022; 50(02): e110-e115 DOI: 10.1055/s-0042-1758458

Especialidades