Quais pacientes se beneficiam de EEG prolongado no CTI?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A ocorrência de convulsões em pacientes críticos é comum, mas muitas vezes, por não apresentar sinais clínicos, é de difícil detecção. O eletroencefalograma (EEG) prolongado (24h) pode identificar episódios, mas é uma técnica dispendiosa. Em novo estudo do Annals of Neurology, pesquisadores objetivaram determinar a duração ideal do EEG.

Para isso, foi realizado um estudo observacional com dados de 665 pacientes com, pelo menos, 24 horas de monitoramento com EEG.

As variáveis clínicas com maior valor preditivo foram coma (31% apresentaram convulsões, odds ratio [OR] = 1,8; p <0,01) e história de convulsões, de origem remota ou relacionada a doenças agudas (34% tiveram convulsões, OR = 3,0; p <0,001). Em relação aos achados no EEG prolongado, os resultados foram:

  • Sem achados epileptiformes no EEG: risco de convulsões em 72 horas foi entre 9% (sem fatores de risco clínicos) e 36% (coma e história de convulsões).
  • Com achados epileptiformes que se desenvolveram: incidência de convulsões foi entre 18% (sem fatores de risco clínicos) e 64% (coma e história de convulsões).

Você sabia? ‘Risco de convulsão após sepse pode persistir por anos’

Na ausência de anormalidades epileptiformes no EEG, a duração do monitoramento necessário para o risco de convulsão < 5% foi entre 0,4 horas (pacientes não comatosos e sem história de convulsão) e 16,4 horas (coma e história de convulsões).

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o risco inicial de convulsões no EEG prolongado depende do histórico de convulsões anteriores e presença de coma. Além disso, o risco de desenvolver convulsões cai para < 5% em 24 horas se não ocorrerem anormalidades epileptiformes no EEG, independentemente dos fatores de risco iniciais.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Struck, A. F., Osman, G., Rampal, N., Biswal, S., Legros, B., Hirsch, L. J., Westover, M. B. and Gaspard, N. (2017), Time-dependent risk of seizures in critically ill patients on continuous electroencephalogram. Ann Neurol., 82: 177–185. doi:10.1002/ana.24985
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar