Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: vacina da Pfizer no paciente com DRC, mnemônicos úteis no plantão e mais! [podcast
Superinfecção bacteriana em pacientes com pneumonia grave por Covid-19
Quiz: Mulher com insuficiência respiratória por pneumonia é intubada com cetamina. Sobre o sedativo, o que é falso?
Check-up Semanal: tecnologia na saúde, predição de parto prematuro e mais! [podcast]
ECCMID 2021: Pneumonia por Pneumocystis jirovecii em pacientes não HIV

Quais sinais clínicos de pneumonia são realmente válidos em crianças?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

As diretrizes internacionais mais recentes enfatizam o uso da história e os achados do exame na abordagem diagnóstica da pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em crianças. Em novo artigo da Pediatrics, pesquisadores analisaram se os sinais clínicos são mesmo válidos para diagnosticar a infecção.

Para o estudo – prospectivo de coorte -, foram analisadas crianças com suspeita de PAC, que se apresentaram a um serviço de emergência pediátrica entre julho de 2013 e maio de 2016. Participaram do estudo 128 pacientes, com idades de 3 meses a 18 anos, com sinais ou sintomas respiratórios, que realizaram uma radiografia de tórax.

Apenas três achados clínicos preencheram os critérios de confiabilidade intermediária aceitável (menor limite de confiança de 95% ≥0,4):

– retração
– sibilância
– frequência respiratória

Nove sinais (dor abdominal, dor pleurítica, abertura nasal, cor da pele, impressão geral, extremidades geladas, taquipneia, frequência respiratória e crepitação) tiveram confiabilidade boa a moderada (κ / ICC = 0,4-0,6).

Oito achados tiveram confiabilidade deficiente a boa (κ / ICC = 0-0.4). Foram eles: tempo de enchimento capilar, tosse, chiado, balanço da cabeça, comportamento, grunhido, aparência geral e diminuição dos sons respiratórios.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que apenas três sinais clínicos apresentaram níveis aceitáveis de confiabilidade (retração, sibilância e frequência respiratória). Esses achados devem ser considerados no manejo clínico e na pesquisa da PAC pediátrica.

Veja também: ‘Tratamento da pneumonia: tudo que você precisa saber’

*Esse artigo foi revisado pela pediatra Ana Carolina Pomodoro.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

2 comentários

  1. Francismar Prestes Leal

    Ficou um pouco confuso…
    “Confiabilidade intermediária aceitável” então é melhor do que “confiabilidade boa a moderada”…
    “Sibilância” é mais confiável do que “chiado”…
    “Frequência respiratória” é mais confiável do que “taquipneia, frequência respiratória”…
    “Impressão geral” é mais confiável do que “aparência geral”.
    Talvez uma revisão (detalhamento) dos termos seja bem-vinda.

    • Ana Carolina Pomodoro

      Olá, Francismar! Sou Ana Carolina, médica e colunista da Pebmed. Agradecemos seu comentário e interesse em nosso portal, que é um meio de contato com médicos de todo o país, incluindo acadêmicos de Medicina das diversas regiões. Dessa forma, buscamos seguir as informações contidas nos artigos que originam nossas postagens, além de utilizar uma linguagem que fique acessível a todo nosso público. Pensando em tamanha diversidade encontrada em nosso país, muitas vezes variamos o vocabulário utilizado, justamente para tentar uma melhor comunicação com quem irá nos acompanhar. Além disso, sempre disponibilizamos o link do artigo original, para que o leitor possa comparar as informações. Aproveitamos a oportunidade para lhe convidar a continuar acompanhando e participando do nosso portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar