Quais sinais clínicos de pneumonia são realmente válidos em crianças?

As diretrizes internacionais mais recentes enfatizam o uso da história e os achados do exame na abordagem diagnóstica da pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em crianças.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

As diretrizes internacionais mais recentes enfatizam o uso da história e os achados do exame na abordagem diagnóstica da pneumonia adquirida na comunidade (PAC) em crianças. Em novo artigo da Pediatrics, pesquisadores analisaram se os sinais clínicos são mesmo válidos para diagnosticar a infecção.

Para o estudo – prospectivo de coorte -, foram analisadas crianças com suspeita de PAC, que se apresentaram a um serviço de emergência pediátrica entre julho de 2013 e maio de 2016. Participaram do estudo 128 pacientes, com idades de 3 meses a 18 anos, com sinais ou sintomas respiratórios, que realizaram uma radiografia de tórax.

Apenas três achados clínicos preencheram os critérios de confiabilidade intermediária aceitável (menor limite de confiança de 95% ≥0,4):

– retração
– sibilância
– frequência respiratória

Nove sinais (dor abdominal, dor pleurítica, abertura nasal, cor da pele, impressão geral, extremidades geladas, taquipneia, frequência respiratória e crepitação) tiveram confiabilidade boa a moderada (κ / ICC = 0,4-0,6).

Oito achados tiveram confiabilidade deficiente a boa (κ / ICC = 0-0.4). Foram eles: tempo de enchimento capilar, tosse, chiado, balanço da cabeça, comportamento, grunhido, aparência geral e diminuição dos sons respiratórios.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que apenas três sinais clínicos apresentaram níveis aceitáveis de confiabilidade (retração, sibilância e frequência respiratória). Esses achados devem ser considerados no manejo clínico e na pesquisa da PAC pediátrica.

Veja também: ‘Tratamento da pneumonia: tudo que você precisa saber’

*Esse artigo foi revisado pela pediatra Ana Carolina Pomodoro.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags