Qual a relação entre covid-19 e risco de complicações em cirurgias ortopédicas?

Estudo analisou a relação entre a covid-19 em pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas e o risco de resultados e efeitos adversos.

Acredita-se cada vez mais que a covid-19 está associada a um maior risco de morbidade e mortalidade em pacientes hospitalizados incluindo falência respiratória, pneumonia, eventos cardíacos, TVP e internações prolongadas. Em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, vem sendo relatado aumento do índice de complicações nas mais diversas especialidades. Entretanto, tratando-se de cirurgias ortopédicas, ainda são escassos estudos em maior escala sobre as complicações desses procedimentos em pacientes infectados pela covid-19.

Leia também: Qual o impacto dos pontos de corte baseados no IMC para a realização das cirurgias de artroplastia total do joelho?

Foi publicado no último mês, na revista Bone and Joint Open, um estudo com o objetivo entender a relação entre a positividade da covid-19 em pacientes submetidos a cirurgia ortopédica e o risco de resultados e efeitos adversos.

Qual a relação entre covid-19 e risco de complicações em cirurgias ortopédicas

Métodos

Foi utilizada uma base de dados nacional canadense com pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021. O status pré-operatório de covid-19 dos pacientes, dados demográficos e comorbidades, tipo de cirurgia e complicações pós-operatórias foram analisados.

Resultados

Dos 194.121 pacientes incluídos, 740 (0,38%) foram identificados como portadores de covid-19. A comparação de comorbidades demonstrou que a pacientes covid-19-positivo tinham taxas mais altas de diabetes, insuficiência cardíaca e doenças pulmonares.

Após correspondência de propensão e controle para todas as variáveis pré-operatórias, a análise multivariada constatou que pacientes com covid-19 apresentavam risco aumentado de diversas complicações pós-operatórias, incluindo: qualquer evento adverso, evento adverso maior, evento adverso menor, morte, tromboembolismo venoso e pneumonia. Pacientes positivos para covid-19 submetidos a artroplastia de quadril/joelho e cirurgia de trauma tiveram risco aumentado de eventos adversos após 30 dias da cirurgia.

Saiba mais: Artroplastia total do joelho para o tratamento das fraturas do planalto tibial

Conclusão e mensagem prática

Pacientes covid-19-positivos submetidos a cirurgia ortopédica aumentaram as chances de complicações pós-operatórias após 30 dias, sendo artroplastia de quadril/joelho e cirurgia de trauma as de maior risco. Esses dados reforçam a literatura anterior que demonstra aumento de risco de eventos tromboembólicos venosos no pós-operatório agudo.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Mercier MR, Koucheki R, Lex JR, Khoshbin A, Park SS, Daniels TR, Halai MM. The association between preoperative COVID-19-positivity and acute postoperative complication risk among patients undergoing orthopedic surgery. Bone Jt Open. 2023 Sep 14;4(9):704-712. DOI: 10.1302/2633-1462.49.BJO-2023-0053