Qual a toleralidade do Zavegepant, aprovado pela FDA para alívio de enxaqueca?

A primeira formulação intranasal da classe de medicamentos antienxaqueca foi aprovada pela FDA. O Zavegepant é um antagonista do receptor relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) e trata com eficácia a enxaqueca aguda, proporcionando alívio da dor em 15 minutos e efeitos sustentados por até 48 horas, de acordo com os resultados de um estudo …

A primeira formulação intranasal da classe de medicamentos antienxaqueca foi aprovada pela FDA. O Zavegepant é um antagonista do receptor relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) e trata com eficácia a enxaqueca aguda, proporcionando alívio da dor em 15 minutos e efeitos sustentados por até 48 horas, de acordo com os resultados de um estudo de fase 3, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, publicado no Lancet Neurology. 

A Food and Drug Administration aprovou o spray nasal em março de 2023. Com a evidência de benefícios sustentados do tratamento, boa tolerabilidade e um método de administração alternativo, o Zavegepant tem o potencial de preencher uma lacuna importante nas opções disponíveis para o tratamento agudo da enxaqueca. 

Métodos

O ensaio envolveu mais de 1.200 pacientes em 90 centros internacionais e foi o primeiro ensaio clínico de fase 3 de um antagonista do receptor CGRP não oral desenvolvido para o tratamento agudo da enxaqueca em adultos. 

 Resultados

O tratamento com Zavegepant melhorou os sintomas associados à enxaqueca e o comprometimento funcional, segundo o estudo. Os participantes designaram seu sintoma mais incômodo (fotofobia, fonofobia ou náusea) no momento do tratamento, e a proporção de participantes livres destes foi significativamente maior com zavegepant do que com placebo duas horas após a dose de tratamento. Uma proporção maior de participantes tratados apresentou capacidade funcional normal em 30 minutos e duas horas do que aqueles tratados com placebo. 

Os eventos adversos foram leves nos ensaios, principalmente incluindo disgeusia leve ou moderada e desconforto nasal. Nenhum sinal de hepatotoxicidade foi identificado. Um editorial publicado na mesma edição do Lancet Neurology chamou a atenção para o possível impacto negativo do efeito colateral mais comum do Zavegepant, a disgeusia sobre a eficácia especificamente entre o subgrupo de pacientes com náusea. 

 Conclusão

Outra vantagem do Zavegepant é sua tolerabilidade, um benefício que compartilha com os outros medicamentos da mesma classe.  Na maioria das pessoas, o perfil de efeitos colaterais é mínimo e isso se traduz, até certo ponto, em uma vantagem de eficácia, muitas pessoas hesitam em tomar triptanos porque querem evitar os efeitos colaterais e, com os gepants, para a maioria dos pacientes não há efeitos colaterais que as deixem hesitantes em tomá-los. 

O custo da medicação é uma possível desvantagem em comparação com outros medicamentos de sua classe. Ainda não se sabe qual pode ser o custo de aquisição, mas, historicamente, os sprays nasais têm sido mais caros do que as formulações de comprimidos. 

 Considerações e mensagem prática

Foi um estudo de ataque e dose única, este medicamento continua a ser consistentemente eficaz, seguro e bem tolerado com doses repetidas? Ensaios adicionais serão necessários para demonstrar a segurança e a consistência do efeito a longo prazo.  

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo