Página Principal > Figure 1 > Qual condição está relacionada ao quadro clínico do paciente?
raio x de tórax

Qual condição está relacionada ao quadro clínico do paciente?

Homem, 60 anos, com quadro de dispneia progressiva, desconforto torácico e tosse não produtiva. Ao exame físico, seu abdome mostra-se distendido, maciço à percussão e a ausculta pulmonar tem clara diminuição do murmúrio vesicular. Raio-X evidencia derrame pleural à direita.

Foi feita uma toracocentese que drenou 1500ml de fluido pleural de aspecto amarelado. A análise do líquido revelou uma taxa proteica pleural/sérica de 0,25, uma taxa de LDH pleural/sérica de 0,4 e um LDH pleural de 78UI/L. Qual condição está mais relacionada ao quadro clínico do paciente?

Cirrose. Os valores de LDH e proteína séricos e pleurais podem distinguir um derrame pleural do tipo exsudato e de um transudato. Os achados clínicos, de imagem e laboratoriais deste paciente sugerem um quadro de hidrotórax hepático, um derrame pleural do tipo transudato em pacientes com cirrose hepática. O manejo clínico nestes casos pode ser feito com diuréticos e dieta hipossódica. Pacientes que não respondem ao tratamento podem necessitar de toracocenteses seriadas, pleurodese, realização de shunts, intervenções cirúrgicas ou transplante hepático.

Baixe grátis o App do nosso parceiro Figure 1 para ver toda a discussão.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Clique e baixe aqui!

Autora:

Um comentário

  1. Se é só derrame pleural, por que tem retração do mediastino do lado dá lesão na RX de tórax ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *