Leia mais:
Leia mais:
Há diferença entre opioides fortes e fracos para tratamento da dor em pacientes ortopédicos?
Estratégia analgésica no pós-operatório: o que devo considerar?
Check-up Semanal: tuberculose pulmonar na Covid-19, constipação induzida por opioides e mais! [podcast]
Oxicodona e naloxona: bons aliados no tratamento da dor moderada a severa
Hiperalgesia induzida por opioides

Qual o tempo ideal de tratamento com opioides no período pós-operatório?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O manejo da dor nos pacientes em pós-operatório por vezes gera dúvidas e inseguranças, principalmente para os profissionais mais inexperientes. A analgesia não é uma tarefa tão simples como se pensa e sua boa prática é de extrema importância. Por esse motivo, em setembro deste ano foi publicado na Jama Surgery um trabalho que tem como objetivo tentar elucidar certos aspectos.

À medida que a taxa de prescrição de opioides aumentou drasticamente nos últimos anos, a prescrição excessiva de medicamentos para dor foi associada à crescente epidemia do uso de opioides e às mortes por overdose nos Estados Unidos. Como resultado, permanece a incerteza quanto às melhores práticas para a prescrição desses medicamentos, particularmente no manejo ambulatorial da dor no pós-operatório.

Neste contexto, foi investigado os padrões de prescrição de medicamentos opioides para dor após procedimentos cirúrgicos.

As diretrizes do American College of Occupational and Environmental Medicine do tratamento com opioides aborda a dor pós-operatória. Entretanto, as recomendações são limitadas para o rastreio de pacientes que continuam com opioides além da segunda semana pós-operatória, prescrevendo uma dose diária máxima de 50 mg de equivalentes de morfina para pacientes virgens de opioides e interrompendo para os que alcançaram uma recuperação significativa.

Mais do autor: ‘Antibioticoprofilaxia na cirurgia – é possível encurtar a janela de 60 min recomendada?’

A American Pain Society recomenda a instrução dos pacientes sobre o uso de opioides na transição para o atendimento ambulatorial, mas, de outro modo, não tem recomendações sobre o tipo ou a duração da analgesia. O Institute for Clinical Systems Improvement recomenda limitar as prescrições iniciais a 3 dias ou 20 comprimidos associado à outros analgésicos não-opioides, educação e acompanhamento apropriados.

A duração ideal da prescrição de opioides após procedimentos cirúrgicos comuns provavelmente se situa entre 4 a 9 dias para procedimentos de cirurgia geral (CG), 4 a 13 dias para procedimentos de saúde da mulher (ginecológicos em sua maior parte) e 6 a 15 dias para procedimentos musculoesqueléticos. Enquanto que um limite médio de 7 dias parece ser adequado para a maioria de procedimentos cirúrgicos e ginecológicos, para pacientes submetidos a intervenções ortopédicas e neurocirúrgicas, esse limite pode ser insuficiente.

Em suma, a prescrição de opioides no pós-operatório deve equilibrar o tratamento adequado da dor com a minimização da duração do tratamento e do potencial de complicações medicamentosas, incluindo problemas com dependência. São necessários mais estudos para identificar o melhor manejo dos cerca de 10% a 30% dos pacientes que exigirão um tratamento intensivo da dor, principalmente em pós-operatórios ortopédicos e neurocirúrgicos.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autor:

Referências:

  • Scully RE, Schoenfeld AJ, Jiang W, Lipsitz S, Chaudhary MA, Learn PA, Koehlmoos T, Haider AH, Nguyen LL. Defining Optimal Length of Opioid Pain Medication Prescription After Common Surgical Procedures. JAMA Surg. Published online September 27, 2017. doi:10.1001/jamasurg.2017.3132
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.