Leia mais:
Leia mais:
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo

Quiz: Exames de prevenção ao câncer de próstata

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O rastreamento do câncer de próstata possui como principal benefício a detecção precoce de vulnerabilidade. Mas por causa das questões culturais presentes em nossa sociedade, a maioria dos homens desconhecem que os benefícios do rastreamento do câncer de próstata superam os riscos desses exames. Quando há positivação nos exames, temos a necessidade da realização da biópsia para confirmação dos casos suspeitos. Compreendendo a importância da temática, se faz importante testar nossos conhecimentos sobre o assunto. Assim, julgue as afirmativas a seguir:

I – O exame de toque retal pode ser considerado de eficácia reduzida comparado ao exame do PSA sanguíneo, para a detecção do câncer de próstata. No entanto, pode sugerir a possibilidade de câncer em homens com níveis normais de PSA. Por isso pode ser incluído como um dos exames de rastreamento do câncer de próstata.

II – O PSA pode se apresentar de duas maneiras principais disponíveis no sangue, sendo relacionada às proteínas do sangue e aquelas circulantes livre (não ligada). Sabemos que a porcentagem de PSA livre é menor em homens que têm câncer de próstata do que em homens que não têm a doença. Se o PSA está na faixa limítrofe (entre 4 e 10), o PSA livre pode ser usado na decisão por biópsia da próstata. Um PSA livre mais baixo aumenta chance de ter câncer de próstata aumentando a necessidade de fazer uma biópsia.

III – A ingestão de algumas ervas, pelo paciente, podem mascarar os níveis de PSA. Antes do exame o paciente deve ser orientado a não andar de bicicleta, fazer outras atividades físicas, ou mesmo ter relações sexuais, pois esses fatores podem alterar os níveis do PSA. A utilização de hormônios como a testosterona também pode aumentar os níveis do PSA.

câncer de próstata

Quiz

Quiz PEBMED

Autor:

Veja outros quizzes em enfermagem:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.