Mulher de 42 anos, com história prévia de AVC há dois anos, procura atendimento médico por queixa de fraqueza e sensação de formigamento em membros superiores e inferiores que melhoraram em três horas. Refere aparecimento de manchas cutâneas nos membros inferiores há mais de quatro anos. Qual o diagnóstico?
Quiz
Sumário do Quiz
0 de 1 questões completadas
Perguntas:
- 1
Information
Quiz PEBMED
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 1 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 1
1. Pergunta
Mulher de 42 anos, com história prévia de AVC há 2 anos, procura atendimento médico por queixa de fraqueza e sensação de formigamento em membros superiores e inferiores que melhoraram em 3 horas. Refere aparecimento de manchas nos membros inferiores há mais de 4 anos.
Qual o diagnóstico?
Correto
Resposta: Síndrome de Sneddon
A síndrome de Sneddon é uma patologia rara com muitas controvérsias em sua etiologia, fisiopatologia e classificação, podendo ocorrer diferentes apresentações clínicas o que contribui para subdiagnóstico
É tida como uma vasculopatia arterio-oclusiva crônica, afetando principalmente artérias de pequeno e médio calibre, e sua forma de apresentação clássica é a presença de livedo cutâneo racemoso (pele com aspecto moteado, mas a trama reticular não conflui e não se fecha completamente) e eventos cerebrovasculares como acidentes vasculares encefálicos isquêmicos (AVEi) e ataques isquêmicos transitórios (AITs).
Pode gerar também comprometimento ocular, cardiovascular (com presença de valvulopatias) e quadros de cefaléia e sintomas psiquiátricos
Existe grande discussão se essa patologia seria um espectro da síndrome do anticorpo antifosfolipídio, porém diferenças clínicas e laboratoriais sugerem que sejam patologias distintas.No contexto classificatório, é normalmente dividida em dois grupos levando em conta a presença ou ausência de auto anticorpos antifosfolipídios (anticardiolipina, anticoagulante lúpico e anti-beta 2-glicoproteína I).
A paciente em questão apresentava o livedo racemoso há mais de 4 anos com fases de melhora e piora das lesões nos membros inferiores e a queixa clínica atual compatível com AIT já apresentava recorrência considerável mas a paciente não procurou atendimento médico. Ressonância magnética cerebral mostrou áreas de gliose e lacunas compatíveis com injúrias isquêmicas prévias. Paciente iniciou tratamento com anticoagulantes e foi internada para investigação diagnóstica.
Referências bibliográficas:
- Kong SS, Azarfar A, Bhanusali N. Sneddon syndrome: under diagnosed disease, complex clinical manifestations and challenging diagnosis. A case-based review. Rheumatol Int. 2021 May;41(5):987-991.
- Samanta D, Cobb S, Arya K. Sneddon Syndrome: A Comprehensive Overview. J Stroke Cerebrovasc Dis. 2019 Aug;28(8):2098-2108.
- Silawy A, Odeh M, Borissovsky N, Slobodin G. Sneddon’s syndrome. Isr Med Assoc J. 2020 Oct;22(10):657.
Incorreto
Continue testando seus conhecimento em outros quizzes:
- Quiz: Mulher, 38 anos e com prurido excessivo nas costas. Qual o diagnóstico?
- Quiz: Tomografia computadorizada do crânio de paciente com epilepsia. Qual o diagnóstico?
- Quiz: Lactente com manchas no corpo desde o nascimento. Qual o diagnóstico?