Receber a vacina contra a Covid-19 antes de cirurgias eletivas pode reduzir o risco de morte pós-operatória?

Um estudo mostrou o impacto positivo da vacinação em pacientes submetidos a cirurgias eletivas na prevenção de óbitos pela Covid-19. 

Um estudo realizado por uma equipe internacional de 116 países do COVIDSurg Collaborative, liderada por cientistas da Universidade de Birmingham, mostrou o impacto positivo da vacinação contra a Covid-19 em pacientes submetidos a cirurgias eletivas na prevenção de óbitos relacionados ao novo coronavírus. 

O levantamento global, considerado o maior estudo internacional sobre cirurgia do mundo, incluiu os pesquisadores da Rede Ebserh/MEC que atuam no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh/MEC) e foi financiado pelo National Institute for Health Research (NIHR). 

Saiba mais: Avaliação do risco cirúrgico em pacientes vacinados contra Covid-19 e cirurgias eletivas

cirurgias eletivas

Resultados

Analisando dados de 141.582 pacientes de 1.667 hospitais em 116 países, incluindo Austrália, Brasil, Reino Unido, China, Índia e Estados Unidos, foi descoberto que entre 0,6% e 1,6% dos pacientes desenvolvem infecção por Covid-19 após alguma cirurgia eletiva. Aqueles que desenvolveram infecção pela doença apresentaram risco de óbito entre quatro e oito vezes maior nos 30 dias após a cirurgia. 

Pacientes idosos, acima de 70 anos, submetidos à cirurgia de câncer, por exemplo, geralmente teriam uma taxa de mortalidade de 2,8%. No entanto, essa taxa aumenta para 18,6%, caso seja desenvolvida a infecção por Covid-19. 

Com base nos altos riscos que os pacientes cirúrgicos enfrentam, os pesquisadores calculam que a vacinação de pacientes cirúrgicos têm maior probabilidade de prevenir óbitos relacionados à Covid-19 do que as vacinas administradas à população em geral, particularmente entre idosos e submetidos à cirurgia de câncer. 

No geral, o levantamento estima que a priorização global da vacinação pré-operatória para pacientes eletivos poderia evitar mais 58.687 óbitos relacionados à Covid-19 em apenas um ano. 

De acordo com os autores, esses dados podem ser particularmente importantes para países de baixa e média renda, onde é improvável que medidas de mitigação, como triagem de swab nasal e vias cirúrgicas sem Covid-19, que podem reduzir o risco de complicações relacionadas ao vírus, sejam universalmente implementadas. 

A vacinação também provavelmente diminuirá as complicações pulmonares pós-operatórias, reduzindo o uso de terapia intensiva e os custos gerais de saúde. 

“Muitos países, particularmente países de baixa e média renda, não terão acesso generalizado às vacinas da Covid por vários anos. Embora o fornecimento de vacinas seja limitado, os governos estão dando prioridade à vacinação para grupos com maior risco de mortalidade por Covid-19. Nosso trabalho pode ajudar a informar essas decisões”, afirmou um dos autores do estudo, o pesquisador Aneel Bhangu, da Universidade de Birmingham. 

Durante a primeira onda da pandemia, o estudo estimou que até 70% das cirurgias eletivas foram adiadas, resultando em 28 milhões de procedimentos adiados ou cancelados em todo o mundo. 

Os volumes de cirurgia começaram a se recuperar em muitos países, embora a interrupção contínua possa se prolongar ao longo de 2022, caso os países passem por novas ondas da doença. 

Leia também: Retomada das cirurgias eletivas x Covid-19: o que é preciso saber?

O co-autor Dmitri Nepogodiev, da Universidade de Birmingham, destacou que recomeçar as cirurgias eletivas deveria ser uma prioridade global. “Mais de 15 mil cirurgiões e anestesistas de 116 países se reuniram para contribuir para esse estudo, tornando-o a maior colaboração científica de todos os tempos. É crucial que as organizações internacionais e governantes dos países utilizem esses dados para apoiar um reinício seguro das cirurgias eletivas”, concluiu o pesquisador.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.