Recomendações para a avaliação do condicionamento cardiorrespiratório durante a prática clínica

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Diversos estudos revelam que baixos níveis de condicionamento cardiorrespiratório estão associados a um elevado risco de doenças cardiovasculares, mortalidade por todas as causas, além de taxas de mortalidade atribuídas a vários tipos de neoplasias, especialmente câncer de mama e câncer do trato digestivo/cólon.

Evidências epidemiológicas e clínicas demostram que o condicionamento cardiorrespiratório é considerado um preditor de mortalidade potencialmente mais forte do que fatores de risco estabelecidos, tais como tabagismo, hipertensão, colesterol alto e diabetes mellitus tipo II. Destaca-se que a melhora no condicionamento cardiorrespiratório está associada com uma redução no risco de mortalidade.

Neste contexto, uma recente publicação da American Heart Association revisou os conhecimentos atuais relacionados ao condicionamento cardiorrespiratório e os desfechos de saúde.

Essa ampla revisão sugeriu a adição do condicionamento cardiorrespiratório para a classificação de risco no manejo do paciente e incentivou diversas estratégias para reduzir o risco cardiovascular.

As recomendações gerais para a avaliação do condicionamento cardiorrespiratório durante a prática clínica foram:

  1. No mínimo, todos os adultos devem ter o condicionamento cardiorrespiratório estimado a cada ano durante seus exames anuais de saúde;
  2. Idealmente, todos os adultos devem ter o condicionamento cardiorrespiratório estimado usando um teste máximo, se possível usando teste de esforço cardiopulmonar, em uma base regular semelhante a outros serviços preventivos. A idade da primeira avaliação e o cronograma de acompanhamento ainda não foram estabelecidos. No entanto, os pacientes com maior risco de doenças cardiovasculares devem realizar a avaliação precocemente e devem ser mais frequentemente avaliados do que os pacientes que não apresentam esse perfil;
  3. Os adultos com doença crônica devem ter a avaliação do condicionamento cardiorrespiratório com um pico ou teste de esforço cardiopulmonar limitado por sintomas.

Autor: 

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Ross R, Blair SN, Arena R, Church TS, Després J-P, Franklin BA, et al. Importance of Assessing Cardiorespiratory Fitness in Clinical Practice: A Case for Fitness as a Clinical Vital Sign: A Scientific Statement From the American Heart Association [Internet]. Circulation. 2016. Available from: https://circ.ahajournals.org/lookup/doi/10.1161/CIR.0000000000000461
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar