Regras para regularização de dispositivos médicos no Brasil são atualizadas pela Anvisa

A Anvisa publicou uma resolução que atualiza as diretrizes para uso adequado de dispositivos médicos, como softwares e terminologias.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no último dia 14, na 17ª Reunião Ordinária Pública, a proposta de Resolução que revisa a RDC nº 185/2001, que trata do registro de dispositivos médicos no Brasil. 

O novo texto promove a internalização da Resolução Mercosul GMC nº 25/2021, que, por iniciativa do governo federal, atualizou os requisitos documentais e as regras de classificação de dispositivos médicos aplicáveis para a região. 

Leia também: Como está a saúde mental dos médicos no Brasil? Baixe a pesquisa completa e confira

Além da atualização da norma, o documento consolida uma série de outros regulamentos emitidos pela Anvisa que trata do processo de regularização de dispositivos médicos.

mulher digitando em laptop, utilizando tecnologias educacionais

Principais destaques da nova resolução

– Adoção de regras de classificação específicas para novas tecnologias, como Software as a Medical Device (SaMD) e nanomateriais; 

– Consolidação de regramentos de notificação, de registro e de alterações em uma só Resolução da Diretoria Colegiada (RDC); 

– Incorporação de regramento do Repositório Documental de Dispositivos Médicos; 

– Incorporação de regramento sobre instruções de uso em formato não impresso; 

– Adoção da estrutura da Tabela de Conteúdos (Table of Contents do IMDRF) para os Dossiês Técnicos, possibilitando o aproveitamento de dossiês elaborados para múltiplas jurisdições (convergência regulatória); 

– Previsão de situações para esgotamento de estoque de produtos acabados, embalagens, rótulos e instruções de uso; 

– Formalização do procedimento de reavaliação processual; 

– Modernização geral do texto e atualização de terminologias.

Início de vigência 

A nova RDC terá início de vigência em 1º de março de 2023, tempo suficiente para que o setor produtivo promova as adequações necessárias em seus peticionamentos futuros à Anvisa. 

Seminários virtuais e presenciais direcionados às empresas solicitantes de notificações e registros de dispositivos médicos também estão previstos para o segundo semestre de 2022. O objetivo é a divulgação e a capacitação do setor no atendimento ao novo normativo.

*Esse texto foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Anvisa atualiza regras para regularização de dispositivos médicos no Brasil. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-atualiza-regras-para-regularizacao-de-dispositivos-medicos-no-brasil