Leia mais:
Leia mais:
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo

Reino Unido está caminhando para eliminação do câncer de colo de útero

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Aproveitando que a temática “vacinação” está em alta, vale falarmos sobre a pandemia do HPV. Em todo o mundo, o câncer cervical é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, com aproximadamente 530.000 casos de carcinoma cervical invasivo diagnosticados e 260.000 mortes por câncer de colo de útero por ano. Em 2008, o Reino Unido foi um dos pioneiros na imunização contra papilomavírus humano (HPV) com introdução da vacina bivalente (Cervarix) para meninas de 12 a 13 anos com um programa de recuperação para mulheres de 14 a 18 anos.

Leia também: Vacina HPV: câncer cervical diminui incidência, mas outros cânceres induzidos aumentam

Em 2008, o Reino Unido foi um dos pioneiros na imunização contra papilomavírus humano (HPV) com introdução da vacina bivalente (Cervarix).

Análise recente da imunização contra HPV

No início deste mês de novembro de 2021, a revista Lancet publicou um estudo que buscou avaliar o impacto da vacinação neste intervalo de 22 anos desde a implementação do programa vacinal.

O estudo quantificou o efeito inicial deste programa de imunização no câncer cervical e no carcinoma cervical in situ, ou seja, registros histopatológicos de neoplasia intraepitelial cervical de grau 3 (NIC3).

Um total de 13,7 milhões mulheres com idade entre 20 e 30 anos foram acompanhadas e então, foi observada a redução relativa estimada nas taxas de câncer cervical por idade de 34% (IC 95% 25-41) para a idade de 16-18 anos (ano escolar de 12-13), 62% (52-71) para a idade de 14-16 anos (ano escolar 10-11), e 87% (72-94) para a idade 12-13 anos (ano escolar 8), em comparação com a coorte de referência não vacinados. As reduções de risco correspondentes para NIC 3 foram de 39% (IC de 95% 36-41) para aqueles oferecidos na idade de 16-18 anos, 75% (72-77) para a idade de 14-16 anos e 97% (96-98) para idade 12–13 anos.

Resultado

O estudo observacional conclui que houve uma redução substancial nos casos de câncer cervical e na incidência de NIC3 em mulheres jovens após a introdução do programa de imunização contra o HPV na Inglaterra, especialmente em indivíduos que receberam a vacina entre 12 e 13 anos.

O programa de imunização contra HPV quase eliminou com sucesso o câncer cervical em mulheres nascidas desde 1º de setembro de 1995.

Em 2020 a OMS lançou novas metas para enfrentar a pandemia do HPV, mas apesar do acesso gratuito à vacina na Inglaterra, e desses resultados surpreendentes, a adoção o programa não atingiu sua meta.

Saiba mais: Eliminando o câncer de colo de útero em tempos de Covid-19

Cenário brasileiro

No Brasil, existem duas vacinas com diferentes características aprovadas pelos órgãos regulatórios :

  • Vacina quadrivalente recombinante contra HPV tipos 6, 11, 16 e 18 (Gardasil®, MSD).
  • Vacina contra HPV oncogênico tipos 16 e 18 (Cervarix®, GSK).

Nas unidades básicas de saúde, a vacina quadrivalente está disponível para:

  • Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos no esquema de duas doses (0-6 meses);
  • Pessoas de 9 a 26 anos nas seguintes condições:
    • HIV/aids;
    • Transplantadas;
    • Pacientes oncológicos em tratamento com radioterapia ou quimioterapia, nesses casos, o esquema para essas pessoas é o de três doses (0-1 a 2-6 meses).

Nos serviços privados de vacinação, as duas vacinas estão disponíveis. As mulheres devem ser vacinadas dentro das faixas etárias autorizadas pela Anvisa, conforme a bula dos produtos. A vacinação de mulheres adultas ainda possui indicação controversa.

Quer segurança na hora da decisão clínica? A Med Friday do Whitebook é a oportunidade de você dar um grande passo em sua carreira! Assine com desconto o aplicativo médico que tem todas as respostas que você precisa, a um toque de distância!

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Falcaro M, Castañon A, Ndlela B, Checchi M, Soldan K, Lopez-Bernal J, Elliss-Brookes L, Sasieni P. The effects of the national HPV vaccination programme in England, UK, on cervical cancer and grade 3 cervical intraepithelial neoplasia incidence: a register-based observational study. Lancet. 2021 Nov 3:S0140-6736(21)02178-4. doi: 10.1016/S0140-6736(21)02178-4.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.