Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Pesquisa indica que brasileiros com diabetes reduziram o controle da doença na pandemia
Quiz: Agricultor apresentando deformidade nos dedos das mãos que dificultam o trabalho. Qual o diagnóstico?
Recomendações pré-concepcionais para paciente com diabetes (tipo 1 ou 2) da ADA

Repaglinida pode ser alternativa eficaz à insulina para diabéticos com fibrose cística?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A complicação mais frequente da fibrose cística é o diabetes. O tratamento recomendado é a aplicação de insulina, mas alguns pacientes são tratados com medicamentos orais. Em um pequeno estudo publicado recentemente no The Lancet, pesquisadores compararam a eficácia das duas abordagens.

Para isso, os autores realizaram um estudo multicêntrico, aberto, comparativo, randomizado, em 49 centros na Áustria, França, Alemanha e Itália. Os 75 pacientes elegíveis tinham fibrose cística, mais de 10 anos de idade e diabetes recém-diagnosticada.

Os participantes foram randomizados para receber insulina injetável ou repaglinida oral, estratificados por sexo e idade (10 a 15 anos ou > 15 anos). O desfecho primário foi o controle glicêmico após 24 meses de tratamento.

Resultados

Aos 24 meses, o controle glicêmico foi semelhante em ambos os grupos (alteração média na concentração de HbA1c no baseline de 0,2%, 1,7 mmol/mol [8 · 1 mmol / mol] com repaglinida vs -0,2%, -2,7 mmol/mol com insulina; p = 0,15).

Os eventos adversos mais frequentes foram pulmonares (40% no grupo repaglinida e 45% no grupo da insulina) e os eventos adversos graves mais frequentes foram também os pulmonares, mas levaram à admissão hospitalar (50%  vs. 54%).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a repaglinida oral é tão eficaz quanto a insulina para o controle da glicemia em pacientes com diabetes relacionada à fibrose cística e, por isso, pode ser uma boa alternativa.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar