Leia mais:
Leia mais:
Autoanticorpos estão associados a Covid-19 grave?
Leite materno com anticorpos contra Covid-19 é produzido após lactantes serem vacinadas
Retrospectiva 2020: quais os principais aspectos do exame FAN? [infográfico]
A utilidade dos autoanticorpos na prática da reumatologia pediátrica

Retrospectiva 2020: quais os principais aspectos do exame FAN? [infográfico]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estamos no final de 2020! Como todos os anos, não poderíamos deixar de trazer os assuntos que mais se destacaram no ano mais atípico de todos, desta vez vamos falar do exame FAN. O terceiro material da série “Retrospectiva 2020”, traz pontos importantes sobre o exame, um tema que chamou muito a atenção do nosso público este ano.

O primeiro material desenvolvido para nossa série foi sobre Covid-19, e você pode conferir aqui!

Mas, apesar de a pandemia de Covid-19 ter sido o maior foco de 2020, outros temas importantes estiveram em evidência. Um deles foi a vitamina D, que teve novos valores de referência e evidências importantes. Ele foi tema do nosso segundo material, que você pode encontrar aqui!

médico orientando paciente sobre exame FAN

Exame FAN

O fator antinúcleo (FAN), ou anticorpos antinúcleo (ANA), é um exame utilizado como rasteio para presença de autoanticorpos nos casos de suspeita de doenças autoimunes.

É importante lembrar que o FAN não é um exame de triagem de doença reumatológica para a população geral. Os médicos devem ter muita atenção, porque exames positivos solicitados por queixas vagas e inespecíficas atrapalham o raciocínio clínico e deixam o paciente preocupado desnecessariamente.

O padrão do FAN – analisado por profissional experiente – nos dá dicas que ajudam na definição da importância do resultado dentro do contexto clínico.

Para que você tenha sempre este conteúdo na palma da mão, pode baixar agora mesmo nosso infográfico sobre os principais aspectos do exame.

Infográfico

Nele, você encontra:

  • O que é o exame FAN;
  • Quando devo indicar;
  • Padrão FAN;
  • Avaliando resultados.

Baixe grátis agora mesmo este material para sua prática clínica!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.