Página Principal > Imunologia > Rinite alérgica sazonal: nova diretriz indica melhor tratamento farmacológico
mulher usando um spray nasal

Rinite alérgica sazonal: nova diretriz indica melhor tratamento farmacológico

Tempo de leitura: 2 minuto.

A Joint Task Force on Practice Parameters, que inclui representantes da American Academy of Allergy, Asthma and Immunology e American College of Allergy, Asthma and Immunology, atualizou sua diretriz para o tratamento farmacológico inicial da rinite alérgica sazonal em pacientes com idade igual ou superior a 12 anos. As principais recomendações são:

1 – Para o tratamento inicial da rinite alérgica sazonal em pessoas com 12 anos ou mais, recomenda-se prescrever rotineiramente monoterapia com um corticosteroide intranasal, e não um corticosteroide intranasal em combinação com um anti-histamínico oral.

2 – Para tratamento inicial da rinite alérgica sazonal em pessoas com 15 anos ou mais, recomenda-se um corticosteroide intranasal, e não um antagonista do receptor de leucotrienos.

3 – Para o tratamento da rinite alérgica sazonal moderada a grave em pessoas com 12 anos ou mais, o médico pode recomendar a combinação de um corticosteroide intranasal e um anti-histamínico intranasal para tratamento inicial (essa recomendação foi baseada em estudos com possíveis vieses e, por isso, foi considerada como “fraca” pela força-tarefa).

Veja a diretriz completa nesse link.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Dana V. Wallace, Mark S. Dykewicz, John Oppenheimer, Jay M. Portnoy, David M. Lang. Pharmacologic Treatment of Seasonal Allergic Rhinitis: Synopsis of Guidance From the 2017 Joint Task Force on Practice Parameters. Ann Intern Med. [Epub ahead of print 28 November 2017] doi: 10.7326/M17-2203

Um comentário

  1. Quando o assunto é RA eu sou, além da Medicina, um paciente… Parece ser mais sensato deixar o anti-histamínio oral para casos moderados a graves, assim diminuindo o desconforto com sonolência que mesmo os de segunda geração podem causam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.