Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Pesquisa indica que brasileiros com diabetes reduziram o controle da doença na pandemia
Quiz: Agricultor apresentando deformidade nos dedos das mãos que dificultam o trabalho. Qual o diagnóstico?
Recomendações pré-concepcionais para paciente com diabetes (tipo 1 ou 2) da ADA

Risco de desenvolver diabetes tipo 2 é maior entre casais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A equipe médica do McGill University Health Center, no Canadá, pesquisou vários estudos para constatar se os cônjuges de pacientes com diabetes tipo 2 estariam expostos a um risco maior de desenvolver a mesma doença.

A ciência já sabe que pessoas biologicamente relacionadas apresentam um risco maior de diabetes tipo 2, mas este foi um dos primeiros estudos realizados com o objetivo de avaliar se esse risco maior pode existir também em membros da família não biologicamente relacionados, como é o caso dos cônjuges, levando em conta os conceitos de “agrupamento social” e de “acasalamento”.

diabetes

Diabetes no relacionamento

O estudo avaliou 75.498 casais e descobriu que quando um dos cônjuges tem diabetes tipo 2, o outro cônjuge apresenta um risco de 26% de também apresentar diabetes.

O estudo sugere que, quando um dos parceiros apresenta diabetes tipo 2, o outro deve estar alerta em relação aos seus próprios hábitos com o objetivo de evitar condições que levam ao diagnóstico de diabetes. Os hábitos de pessoas que vivem em casais tendem a influenciar o seu parceiro de forma significativa no sentido de adotar maus ou bons hábitos de saúde.

Para a endocrinologista Aline Barbosa Moraes, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os resultados deste estudo são válidos, mas é importante destacar que uma parte expressiva da população desses estudos incluiu indivíduos com diagnóstico de pré-diabetes e que, possivelmente, não estavam em tratamento e nem sob acompanhamento médico.

Leia maisDiabetes: insulina de ação prolongada é nova opção no SUS

“Este fato, por si só, já coloca o cônjuge em risco de apresentar maior chance de ser diagnosticado com diabetes tipo 2, simplesmente pela maior procura para a avaliação médica. Este cenário é mais frequente quando a mulher tem o diagnóstico e o marido, que não costuma realizar visitas médicas de rotina, desperta o interesse em saber sobre a sua saúde”, ressalta a especialista.

Na visão da endocrinologista, o cônjuge com diabetes tipo 2 deveria colaborar com a melhoria dos hábitos de vida do casal, pois este já recebeu todas as orientações e tratamentos necessários. Por outro lado, o próprio tratamento, que já permite o controle da doença, deixa o casal mais à vontade para “escapar” dos bons hábitos, com a prerrogativa de que o tratamento já estaria resolvendo o problema.

Diabetes e obesidade

Além do diabetes tipo 2, a obesidade é uma doença crônica que deve ser diagnosticada e tratada com seriedade. Inclusive, ela pode servir como “facilitador” para o surgimento de outras doenças relacionadas com os hábitos de vida das pessoas, como hipertensão arterial, doença hepática gordurosa não alcoólica, doença do refluxo gastroesofágico e artrose nos joelhos.

“No estudo citado acima, a obesidade foi um dos fatores que mais influenciou no risco do cônjuge apresentar alterações no metabolismo da glicose”, aponta a endocrinologista Aline Barbosa Moraes.

Take home message

Por tudo isso, é importante que o médico que esteja acompanhando um paciente identifique se existe essa relação entre cônjuges e alerte sobre os possíveis perigos para a saúde. O especialista deve informar sobre a importância de priorizar os hábitos alimentares saudáveis, sempre buscando o equilíbrio entre quantidade e qualidade. Outro cuidado é com o sedentarismo e a higiene do sono, que deve respeitar o relógio biológico de cada pessoa, além do combate ao tabagismo e ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar