Página Principal > Cardiologia > Risco de IAM é maior nos feriados do Natal e Ano Novo, diz estudo
IAM

Risco de IAM é maior nos feriados do Natal e Ano Novo, diz estudo

Tempo de leitura: 2 minutos.

Apesar de as festividades de final de ano serem época de celebração, muitos incidentes ocorrem durante esses feriados. É comum, por exemplo, neste período de confraternização acontecerem acidentes de trânsito, principalmente causados pelo abuso de bebidas alcoólicas, e também suicídio. No entanto, outras casualidades podem atrapalhar as comemorações, é o que descobriram pesquisadores da Suécia, que constataram que os casos de infarto agudo do miocárdio (IAM) podem aumentar durante as duas últimas semanas do ano.

Um estudo retrospectivo e observacional analisou registros de um banco de dados sueco com informações de unidades de atendimento de todo o país. O levantamento reuniu informações registradas entre 1998 e 2013, e os resultados foram divulgados no periódico BMJ em dezembro de 2018.

Leia mais: Nova estratégia permite excluir IAM com apenas 1 hora da chegada na emergência

Durante o tempo de estudo (16 anos), os pesquisadores identificaram 283.014 casos de ataque cardíaco no país. Além do Natal e do Ano-Novo, foi observado se haveria uma tendência de aumento nos casos de IAM também em grandes eventos, como a Copa do Mundo, o Campeonato Europeu da EUFA, os Jogos Olímpicos de Inverno, etc.

Para a análise, foram levados em consideração, além do Natal e Ano-novo, as vésperas e os dias posteriores a esses eventos. Os pesquisadores identificaram uma incidência 15% maior de infarto agudo do miocárdio durante o Natal (IR 1,15; IC 95% [ 1,12-1,19]). A Véspera de Natal, em particular, apresentou 37% maior incidência de IAM do que outras festividades (IR 1,37; IC 95% [1,29-1,46]).

O estudo não atestou maior incidência de infarto agudo do miocárdio em eventos esportivos de grande porte.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

  • Mohammad Moman AKarlsson SofiaHaddadJonathanCederberg BjörnJernberg TomasLindahl Bertil et al. Christmas, national holidays, sport events, and time factors as triggers of acute myocardial infarction: SWEDEHEART observational study 1998-2013 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.